A auscultar desde dois mil e tal.

Olá a todos, especialmente a ti.


No último post lancei para discussão o artigo de opinião publicado no JN no mês passado que abordava a vila de S.Torcato.


Tal como tinha referido no post "Aniversário da Vila Chavala", há uns anos o Sr. Francisco Teixeira tinha escrito um artigo do género, a falar do mesmo.


Pois bem, consegui ter acesso a esse artigo de 2005 e vou disponibilizá-lo aqui.


Não quero de maneira nenhuma exercer uma perseguição ao autor destas crónicas (que até concordo com algumas coisitas que diz, coisitas mesmo) mas quero sim que se lance uma discussão pois foi para isso que o blog foi criado. Se não se lançar a discussão...paciência...é sempre divertido escrever e passar para o papel (teclado) o que nos vai na mente, eu não vou desistir do meu objectivo: Tornar-vos activos!


Vou-me armar em bruxo. Acho que em 2013 vai ser escrito no JN um artigo do género destes...


2005 + 4 = 2009

2009 + 4 = 2013


Esperem lá! As eleições também são de 4 em 4 anos...e calham em 2005, 2009, 2013...


Não Juan Papali, não faças filmes, as coincidências existem...


Até 2013!


Aqui fica o artigo: clique aqui (quando a página abrir clique em "JN 2005_FTeixeira.jpg" no final da página)

bitaite mandado por juanpapali às 13:53 | link do post
Caríssimos Torcatenses,
Tenho algumas ideias para partilhar neste canal.
Andei a fazer o meu trabalho de casa e gostaria de dar mais uma deixa relativamente ao assunto do Centro Social: tenho por certo que todos os Torcatenses desejam tal equipamento e que a localização do mesmo não foi livre mas sim "imposta", na medida em que os prazos para a submissão do projecto a financiamento Europeu não são intermináveis. Todo o processo, incluindo o orçamento de construção tem de estar pronto de forma definitiva. Ora, o orçamento de construção baseia-se no local e nas técnicas construtivas definidas, o que leva a que o espaço de edificação tivesse que ser rapidamente escolhido. Registe-se também que não tenho conhecimento de ofertas de outros terrenos para a instalação deste equipamento social.
Quanto ao projecto de arquitectura (da autoria do Gabinete de Arquitectura Pitágoras – tem obras como o CCVF, Pav. Multiusos e outras de menor dimensão), parece-me ser algo discutível a volumetria, mas sobretudo os materiais aplicados. No entanto, até posso compreender que as limitações orçamentais sejam de tal forma castradoras que poderão ter obrigado à solução em execução. Lembro que outros autores de renome poderiam dar maior notoriedade ao projecto, sendo certo que o tornariam mais caro (projectos de autor) podendo no limite levar à diminuição da capacidade do equipamento ou ainda à sua inviabilização.

Parece-me que este assunto do Centro Social mereceria um espaço próprio para discussão.

Quanto aos artigos do jornalista do JN, a sensação com que fiquei foi de um certo deja vú.
Existem algumas ideias repetidas, nomeadamente a nostalgia por uma certa ruralidade perdida. Parece-me que a ruralidade que o jornalista anseia é do tipo romântica, onde as pessoas ainda se vestem de flanela, muito ao estilo anos 50. Acho que a ideia da ruralidade é benvinda mas em espaços próprios, nomeadamente quintas pedagógicas que ensinam à miudagem que os frangos não nascem nos supermercados. Caso contrario, tal ideia parece-me tremendamente errada.
Contudo, há muitas outras que eu também partilho, nomeadamente, a de que S. Torcato tem rapidamente de se tornar um pólo central das freguesias vizinhas. Penso que esta ideia deve ser transversal às correntes politicas que se preparam para as eleições. Nesse sentido fica a provocação: Afinal o que é que submetem a votação, quais são as ideias dos nosso elegíveis?
Mas o que é isto de pólo central dinamizador? É transformar a Vila numa verdadeira Vila, ou seja, fazer com que as freguesias vizinhas dependam da nossa para garantir os serviços, comercio e industria mais relevantes.
Mas o caminho é turbulento, pois o equilíbrio entre o desenvolvimento sustentável e a transformação em pólo suburbano de baixo nível é muito ténue. E aqui é que está o busílis da questão, garantir o desenvolvimento sustentável entre a necessidade de betão e a agricultura minifundiária ainda caracterisitica. Os PDM – Planos Directores Municipais, são muitas vezes vistos como empecilhos, mas no fundo, quando bem desenvolvidos, representam a garantia de um desenvolvimento harmonioso entre as necessidade de expansão, os constrangimentos ambientais, as condições sociais e financeiras. Mas para isto, e como o jornalista refere, era necessário não olhar a nomes de proprietários, mas sim ao bem comum (isto já dava um outro grande tema de conversa).
Quanto a S. Torcato, vejo imensas potencialidades, pois relembro que temos a maior área do concelho. Verifica-se que temos 2 áreas “industriais” desgarradas, sem boas vias rodoviárias; temos os vários locais da freguesia completamente desgarrados; a rede de transportes públicos melhorou, mas ainda tem margem de progressão; vamos finalmente dispor de um centro de saúde que vai ter as condições mínimas e um equipamento social para a terceira idade. E depois??.. onde anda o ordenamento da floresta, onde está o incentivo ao uso dos transportes públicos, onde temos equipamentos desportivos (à semelhança de Brito), e o que fazer da escola da Corredoura (a pior do concelho), etc..
4000 caracteres são poucos para tanto.

Clandestino Pois, da família “Proibido Proibir”.
Clandestino Pois a 28 de Julho de 2009 às 15:02
informações confidenciais
procurar cenas
 
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
18
19
20
21
22
24
26
27
28
29
30
31
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
18
19
20
21
22
24
26
27
28
29
30
31
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
parvoíces mais comentadas
122 torcatenses já mandaram bitaites
98 torcatenses já mandaram bitaites
72 torcatenses já mandaram bitaites
60 torcatenses já mandaram bitaites
43 torcatenses já mandaram bitaites
38 torcatenses já mandaram bitaites
36 torcatenses já mandaram bitaites
35 torcatenses já mandaram bitaites
27 torcatenses já mandaram bitaites
26 torcatenses já mandaram bitaites
SAPO Blogs