A auscultar desde dois mil e tal.

Olá a todos especialmente a ti.

 

Os últimos dias em S.Torcato fugiram um pouco da rotina com a presença da RTP (ontem) que efectuou dois directos a partir do adro do santuário. Como já tinha referido, o programa foi o "Portugal em Directo" que é transmitido às 18h diariamente.

 

Possívelmente muitos torcatenses não tiveram a oportunidade de assistir aos directos e posto isto tenho o prazer de disponibizar os videos do programa. Em vez de estar aqui a comentar exaustivamente a prestação dos torcatenses intervenientes e da iniciativa, apelo que se lance uma discussão sobre o tema por vossa parte. Mais uma vez realço, que o principal motivo da criação deste blog é que se gere aqui uma "tertúlia torcatense", discutindo pontos de vista e normalmente nas discussões sai sempre algo de útil.

 

RTP - Video do 1º directo, clique aqui (reportagem a partir do minuto 15)

RTP - Video do 2º directo, clique aqui (reportagem a partir do minuto 2:44)

 

De um modo geral, a prestação dos intervenientes foi boa, não deixando ficar mal a nossa terra. O mesmo digo da iniciativa que me parece interessante.

 

Outro tema que marcou a actualidade torcatense foi a visita do Presidente da Câmara, António Magalhães, para apresentar o projecto das piscinas municipais, a ser construído ao que tudo indica junto ao novo Centro de Saúde. Não tive a oportunidade de estar presente na cerimónia, mas li a notícia do Guimarães Digital e existem coisas ditas pelo Presidente da Câmara dignas de reflexão. Podem ver o artigo completo clicando neste link: camara_piscinas

 

Realço a seguinte frase: "António Magalhães explicou que é preciso ultrapassar a dificuldade de adquirir o terreno da piscina para que este processo se concretize no mesmo prazo que os outros [outras piscinas municipais de outras freguesias]". Pois bem, o mesmo problema de sempre em S.Torcato. Os terrenos e a dificuldade de serem "sacados". António Magalhães referiu ainda, segundo fontes que estiveram presentes na cerimónia, que metade do terreno para a construção da piscina já foi conseguido, faltando só a outra metade. Por este andar vamos ter um mini-tanque em vez de uma piscina...

 

Ah, disse ainda que se não conseguirem essa outra metade vão  passar para a expropriação. Lá está o mal antigo de S.Torcato...Vamos rezar para que não se repitam os vinte anos de espera para ter o Centro de Saúde devido em grande parte a esses problemas...Tudo indica que o pesadelo não vai voltar...mas o fantasmas devem ser os mesmos, eles são 3 ou 4 a mandar na terra...

 

As piscinas são mais um projecto fantástico para a nossa vila que temos de abraçá-lo e tendo em conta as declarações de António Magalhães que referiu que de todos os projectos apenas o de S.Torcato dá indícios de ser menos desfrutada por parte da população citando que é necessário que as pessoas se comprometam com o projecto para que pelo menos não tenha prejuízo. Dá que pensar...e debater.

 

Para terminar, quero referir um pequeno senão neste projecto. É pena que possua apenas piscinas cobertas o que dá indícios de ser mais destinada à actividade fisica e fisioterapia. Desde há uns anos que S.Torcato carece de um espaço para disfrutar do verão, do sol, de refrescos,ou seja, de uma piscina ao ar livre.

 Mas não se pode ter tudo, pode ser que num futuro próximo...

(estou-me a lembrar da praia fluvial)

 

JP 

 

 

 

bitaite mandado por juanpapali às 14:33 | link do post
Aqui estou novamente, para comentar a semana louca (palavras de Bruno Fernandes no seu blog) vivida em S.Torcato.
E permitam-me que comece pelo fim, ou seja, pela visita da RTP à nossa Vila, com o intuito de dar a conhecer o artesanato torcatense, tentando dessa forma, os promotores do evento, (suponho que Junta de Freguesia em conjunto com a ADCL) sensibilizar as entidades responsáveis pela organização da Capital Europeia da Cultura, para a possibilidade de S.Torcato se tornar a capital do artesanato em 2012.
Pessoalmente considero uma ideia brilhante, (ainda dizem que em S.Torcato não há quem pense!) pois é uma boa forma de divulgar a nossa terra.
Acho que a representação (representação sim, porque a cena foi montada propositadamente para a ocasião) dos “figurantes” (artesãos) presentes foi excelente, pois deram bem a ideia de algumas das muitas actividades artesanais que em S.Torcato ainda se praticam. Das entrevistas dadas pelos mesmos à RTP, destaco a do Sr. Mário, principalmente quando ele disse: “ trabalho desde os 6 anos na profissão” (não haverá um pouco de exagero?) e: “anda muita gente em S.Torcato calçada, graças a eu ser vivo” (é pena, é só fazer sapatos até ao número 48!).
Quanto ao ser vivo, espero que seja por muitos anos, já em relação a uma boa parte dos torcatenses andarem calçados só porque o Sr. é vivo, tenho as minhas dúvidas.
No meio disto tudo faço apenas um reparo: não gostei da ideia que se passou, fazendo crer que estaríamos em plena Feira da Terra (de quem seria a ideia?).


Falando agora da apresentação do projecto da Piscina, (excelente se for concretizado) quanto a mim foi divulgado fora de tempo, pois considero que só deveria ser exposto quando a questão do terreno onde irá (será que vai?) ser implantada, estivesses totalmente definido, mas compreendo que para os autarcas (Junta e Câmara) fosse importante essa divulgação, ou não estivéssemos nós à porta de mais umas eleições.
Estive presente na cerimónia e sinceramente gostei daquilo que vi e ouvi, pois a imaginável planta da piscina é muito bonita e funcional, dizendo o presidente António Magalhães que com respeito à verba necessária (à volta de 1 milhão de euros) para a construção da obra não haveria problemas (já é uma grande coisa). O presidente de câmara também disse que a população (de S.Torcato e não só) tem que frequentar a piscina, pois esta pode não dar lucro, mas prejuízo é que não pode dar. Então eu pergunto: e se der mesmo prejuízo será que a encerram? Espero que não, porque seria outro problema arranjar utilidade para o edifício (daria para uma estalagem por exemplo).
Agora, só espero que este projecto não seja só para “inglês ver”, porque nós, os torcatenses quanto a isso já estamos escaldados.

Saudações para todos
JMN a 8 de Agosto de 2009 às 20:54
Olá a todos!

Antes de mais é realmente de louvar que tenha surgido a ideia de colocar S.Torcato na rota da Capital Europeia da Cultura (muito embora continue a sentir imensa pena por não termos uma infra-estrutura digna de receber por exemplo um espetáculo inserido em tais comemorações), a ideia de associarmos grande parte (ou idealmente todos mesmo!!!) dos nossos artesãos em cooperativa no sentido de aumentarmos não só a visibilidade deste tipo de actividade na freguesia mas também a criação de condições benéficas a todos no que diz respeito ao melhor escoamento de produtos tem que ser louvada e parabenizada pois significa que alguém está a fazer grande esforço por levar o (excelente, pois sou muito bairrista) nome da Vila bem mais longe do que infelizmente todos estamos habituados!
Estou de férias e vi o programa da tal encenação da Feira da Terra e gostei especialmente de ouvir a Dr.ª Gabriela a dizer, ao contrário da Dina Aguiar, que esta feira se realizava no 2º fim de semana de Julho, ora... No mínimo CARICATO e potencialmente confuso, digo eu, lol ! De qualquer modo, bem haja à Junta de Freguesia por este tipo de iniciativa que concerteza melhorará a visibilidade desta belíssima e cheia de potencialidades vila...

Cumprimentos a todos!
informações confidenciais
procurar cenas
 
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
parvoíces mais comentadas
122 torcatenses já mandaram bitaites
98 torcatenses já mandaram bitaites
72 torcatenses já mandaram bitaites
60 torcatenses já mandaram bitaites
43 torcatenses já mandaram bitaites
38 torcatenses já mandaram bitaites
36 torcatenses já mandaram bitaites
35 torcatenses já mandaram bitaites
27 torcatenses já mandaram bitaites
26 torcatenses já mandaram bitaites
SAPO Blogs