A auscultar desde dois mil e tal.

Olá a todos especialmente a ti.

 

Aproveitando o repto lançado pelo Sr. JMN decidi colocar este post para se abrir uma discussão sobre uma primeira análise  aos candidatos à Junta de Freguesia de S.Torcato. Digo uma primeira análise, porque este tema até Outubro vai dar muito que falar neste blog (e não só), e com algumas inovações até, mas para já é surpresa.

 

Os candidatos são três (as candidaturas fecharam a 16 Agosto): Bruno Fernandes (PSD), António Cardoso (PS) e Ivone Monteiro (CDU). Os dois primeiros não são surpresa, pois Bruno Fernandes sempre assumiu que pretendia ficar 2 mandatos em S.Torcato e António Cardoso que é deputado do PS na Assembleia de Freguesia e que assumiu a liderança do partido em S.Torcato há uns tempos. A verdadeira surpresa é mesmo a jovem Ivone Monteiro, por ser uma mulher, já vai fazer história.

 

Numa primeira análise desprovida de tendências,segundo os politicólogos e demais estudiosos, por norma um executivo só não prossegue para um segundo mandato se fizer algo de muito mau, que se torne um caso mediático que manche a sua prestação. Posto isto, não me recordo de nenhum episódio marcante que revoltasse a população fazendo manchar o resto que foi feito, parece-me que Bruno Fernandes e a sua equipa partem com uma ligeira vantagem para estas eleições.

Em relação às hipóteses dos outros candidatos, tudo vai depender da postura que tomarem e dos trunfos apresentados.

 

Como digo, ainda estamos no começo e o verão promete ser quentinho.

 

Comentem e façam deste blog um fórum torcatense.

 

Até Breve.

 

JP

 

NOTA: Respondendo à pergunta de JMN, não é possível colocar comentários sem que seja a comentar um artigo escrito. Mas nisso não há crise. Sempre que quiser falar de outro tema faça-o no último post escrito. Pois não sei se reparou no canto direito tem um separador que diz "últimos comentários" e aí são actualizados os comentários dos visitantes. O que interessa é que comenta, agora em que poste não interessa. Toda a gente vai ve-lo no lado direito.

bitaite mandado por juanpapali às 14:37 | link do post
As eleições aproximam-se a passos largos e os 3 candidatos começam a movimentar-se (como na marcha da corredoura), uns a pé outros não.... como se não houvesse amanha. Tenho pena que alguns só agora descobram que existe aquele local de S. Torcato e que pensem que S. Torcato se resume à parte do Arnado para cima (mas só parte) pelo menos até à uns meses atrás.
Torcatense de S.torcato a 20 de Agosto de 2009 às 17:11
Mais uma vez, (cadê os outros?) estou de volta, a este espaço, para fazer um breve comentário, aos candidatos a presidente de Junta de Freguesia.
Antes de mais e se me é permitido gostaria de fazer uma correcção à informação dada pelo Juan Papali, é que, o prazo para entrega das candidaturas terminou a 17 de Agosto (segunda-feira) e não a 16 (domingo).
Passando agora à análise propriamente dita, concordo plenamente com Juan Papali quando diz: “um executivo só não prossegue para um segundo mandato se fizer algo de muito mau, que se torne um caso mediático que manche a sua prestação”. Por esta razão, penso que não vai haver surpresa quanto ao vencedor das próximas eleições.
Estou curioso por saber, quais as propostas que cada um vai apresentar aos torcatenses (suponho que será mais um caminho aqui, mais um muro ali, um jardim acolá, etc.). Eu até aproveitava e desde já pedia aos candidatos para que prometessem só aquilo que fosse possível concretizar, (mas é politica não é?) pois os torcatenses já não embarcam em promessas vãs.
Daqui a pouco vamos vê-los (os candidatos) a passar às nossas portas, cheios de simpatia e sorriso nos lábios, a bater-nos com a mão nas costas, (para mim não será novidade pois sou amigo dos três) tentando cada um deles convencer-nos, que o seu projecto é melhor que o do outro.
Só espero que a campanha seja feita com civismo e que cada um se preocupe mais, em apresentar aquilo que pretende fazer, do que tentar a todo o custo descredibilizar o adversário. Ah! Já agora faço votos, que não apareça nenhuma carta anónima como na última campanha.

Saudações para todos

JMN a 21 de Agosto de 2009 às 18:38
Também digo, cadê os outros?

Vou crer que estão de férias...

Para já não irei escrever outro post porque sei que este chama comentários e com certeza não há mais comentários porque ainda não viram, lá está deve ser mesmo as férias.

Vamos aguardar.

Até breve.

JP
Olá a todos!
É verdade as férias fazem com que as pessoas esqueçam um pouco da realidade. lol
como diz o nosso amigo JMN ( se me permite que o trate por tal)
Mas falando de politica ... sinceramente acho que os nossos candidatos devem ter muito mais para nos apresentar que novas estradas muros etc. até porque há coisas muito mais importantes para resolver. ...
quanto as surpresas nas eleições isso nunca se sabe ; prorque ainda há muito que fazer e os projectos ate agora concretizados por esta junta; para quem não sabe; são fruto ( grande parte deles) do trabalho da junta anterior. mas é claro que , tambem tem que se dar o merito ao bom trabalho feito até agora ( Tirando a parte do armário).
O que interessa mesmo é que quem assumir o cargo , pense no bem dos Torcatenses e no desenvolvimento da nossa bela Vila.
Até breve.
Abraços
Katia Banessa a 25 de Agosto de 2009 às 02:19
Minha cara Katia Banessa permita-me uma pequena correcção o armário a que se refere é obra da irmandade e não da Junta de Freguesia. Os projectos que supostamente já vinham da anterior junta.... como bem disse projectos porque o dificil é concretizar, ora vejamos praia fluvial em projecto à 30 anos, centro de saude em projecto à 25 anos lar de idosos.... etc.
Olho e apesar de ser de esquerda veja uma junta que sabe por em prática os projectos (teoricos) e como referiu e bem existem coisas importantes para além dos muros etc, deve-se estar a referir ao espaço jovem, parque lazer colina verde, festa da juventude, festa de reis, comemorações (a sério) de elevação a vila, prémio mérito escolar Armando Gabriel, medalha da Vila, etc.
Que sejam + 4 anos como os que passaram.
torcatense de S. Torcato a 26 de Agosto de 2009 às 18:08

Não, não me estava a referir ao espaço jovem, parque lazer colina verde, festa da juventude, festa de reis, comemorações de elevação a vila, prémio mérito. Porque isso já esta feito e nós estávamos a falar de novas propostas a apresentar pelos candidatos ; propostas que realmente façam com que S.Torcato evolua .
Mas é claro ; e volto a repetir há que dar o mérito ao trabalho posto em pratica.
Neste momento temos que aguarda e ver os diferentes projectos que os três candidatos têm a apresentar; e no fim decidir.
Até breve.
Katia Banessa a 28 de Agosto de 2009 às 00:56
Já me prenunciei sobre os candidatos à junta, (pelo menos uma pequena abordagem) mas não poderia deixar de voltar a falar do assunto, apenas para me interpor (pela positiva é claro!) entre as considerações do Sr. torcatense de S.Torcato e a (Sra.? Menina? ) Katia Banessa.
Eu na minha abordagem que fiz ao tema, disse, que se calhar as propostas que os candidatos teriam para apresentar, não iriam para além de mais um caminho, um muro ou um jardim, mas é óbvio que estou à espera de muito mais, (mal estaria a Vila se assim não fosse!) como aliás já se vai desenhado, através de uma primeira informação, que nos vai chegando por panfletos às nossas caixas de correio.
Já se fala de melhor ordenamento ambiental; (mais ecopontos/contentores de resíduos sólidos urbanos) valorização do artesanato; parque cultural e de lazer; circuito de manutenção desportivo; valorização social; etc. Já é um começo, veremos mais tarde de que maneira, (monetária é claro!) os candidatos conseguem levar isso à prática.
Mas voltando aos comentários, (não vou aqui fazer a defesa de ninguém, que fique bem claro! Apenas, se me é permitido, vou dar a minha opinião) o Sr. torcatense de S.Torcato veio fazer a defesa da Junta actual, (com todo o direito que lhe assiste, digo eu) quando a Katia Banessa diz que alguns projectos (não especifica quais) já vinham da Junta anterior, apontando ele, obras ou eventos efectuados por esta Junta tais como: espaço jovem, parque lazer colina verde, (que por acaso está um pouco degradado) festa da juventude, festa de reis, comemorações (a sério) de elevação a vila, prémio mérito escolar Armando Gabriel, medalha da Vila, etc. Até aqui, tem toda a razão, (no meu entender é claro!) pois são “coisas” que estão à vista, mas por outro lado, rejeita que o “tal armário” seja obra da Junta (será porque se diz mal da sua estética?) mas, pelo uma vez foi dito pelo presidente (na apresentação do projecto da piscina) que era uma obra em conjunto Junta/Irmandade. Portanto…se se enaltece o bom…tem que se aceitar o menos bom.
Já agora, é bom não esquecer que foi neste mandato que os bombeiros saíram de S.Torcato.
Por outro lado, dou toda a razão a Katia Banessa quando diz que, é bom lembrar o que está feito (ou a fazer) mas, é mais importante que as propostas para o futuro sejam propostas que permitam que a nossa Vila evolua.

Espero que com a minha intervenção, não tenha melindrado (longe de mim essa ideia) nenhum dos visados.

Para terminar apenas queria dizer à Katia Banessa, que tenho muito gosto que me trate por amigo, (assim como todos os comentadores) pois este espaço também serve (penso eu) para criar amizades.
JMN a 30 de Agosto de 2009 às 00:35
Ora mais uma vez cá deixo a minha opinião sobre o assunto a debate para esclarecer o seguinte, o dito "armário" é a oposição que diz que não é obra da junta e não a junta. Em relação aos bombeiros estou à vontade para falar nisto porque ao contrário de quase todos que aqui escrevem andei nos peditórios, também andaram?? e a junta não deixou sair os bombeiros nem se ficassem era a junta a conseguir, simplesmente as pessoas não conseguem ou não querem ver que a associação humanitária dos bombeiros voluntários de Guimarães é isso mesmo, uma associação independente e que pelas palavras do Sr. presidente da Camara corre o sério risco de fechar na CIDADE. Feito este esclarecimento apenas acho que devemos saber quantos voluntários tem S. Torcato....
Aqui deixo também sinceros pêsames à familia e amigos dum ilustre Torcatense que vejo partir o Sr. Severo.
TORCATENSE DE S.TORCATO a 3 de Setembro de 2009 às 18:07
Camaradas da Blogosfera Torcatense,

Com certeza que muito há a discutir acerca do elenco executivo e das propostas que as várias listas vão apresentar no futuro próximo. Ainda teremos as legislativas e somente para o final de Setembro receberemos a campanha das Autárquicas.
Contudo e à semelhança da eleição anterior, parece-me pertinente a realização de um debate entre as várias candidaturas, moderado por um jornalista ou outra pessoa que todos aceitem.
Deste modo, os torcatenses podiam sentir as convicções, a vontade e o carácter de cada líder.
Devo ser o primeiro a revelar isto, mas a minha preferência vai para o Bruno Fernandes. Isto não tem nada que ver com o PSD. Acho que para este nível eleitoral os torcatenses devem eleger as pessoas e os projectos. A politica "macro" não promove qualquer diferença. Quero com isto dizer que um Presidente de Junta de esquerda ou direita, na prática e no meu ponto de vista, não materializa a sua ideologia em acções concretas durante os 4 anos. Um arruamento ou outra obra, quando necessário, é executado com a mesma força sendo uma junta de esquerda ou direita.
Assim, à partida, parece-me que o Bruno Fernandes poderá representar um projecto mais consistente e vantajoso. No entanto, esta sensação deveria ser consolidada através desse debate ou confronto de ideias, que deve ser aberto ao público.
As pessoas que se manifestem (des)favoravelmente.

Quanto ao resto, estamos no final da silly season.

Respeitosos cumprimentos.
Clandestino Pois a 30 de Agosto de 2009 às 23:38
Boas,

Gosto muito de ver os comentários que aqui vão deixando e dá sempre vontade de comentar o que vou lendo.
Realço o comentário recente do sr. JMN que diz que se a junta gosta de assumir alguns projectos em parceria (e muito bem) também tem de assumir outros quando as coisas não correm tão bem, como o "armário"(que teve de ter o parecer da junta para se construir) e a saída dos bombeiros. Em relação aos bombeiros se calhar não há muito que falar porque na minha opinião não tiveram culpa, porque se esforçaram, se calhar até demais e isso prejudicou. Mas vai ser uma arma de arremesso da oposição.
No geral estou contente com o trabalho de Bruno Fernandes e vou votar nele e na sua equipa, sim porque acho que formam uma boa equipa e destaco o trabalho do Armando, o Presidente de Junta à semana.
Para terminar, é boniito ver S.Torcato entrar em debate num espaço como este, é sinal que não somos assim tão atrasados e fico feliz por verificar no contador de visitas do lado direito que esta página já foi visitada mais de 1500 vezes. Boa iniciativa, mesmo!

Abraços e Beijinhos,

do Kuika.

Kuika a 31 de Agosto de 2009 às 15:03
Boa noite torcatenses,

O que tenho a dizer é muito simples:
Bruno Fernandes vai vencer com grande vantagem, a dúvida é quem ficará em segundo, ou a Ivone ou o Cardoso.
O PS de S.Torcato está sem força e adormecido, há várias provas disso. Uma delas é os comentários a este blog. Não há comentários a seu favor.
Se calhar a net ainda não chegou à bancada do PS de s.torcato...

Sou socialista de nascença, mas sem pálas. Bruno Fernandes está a fazer um bom trabalho, e as alternativas são cómicas.
Xico a 1 de Setembro de 2009 às 21:20
Eu bem me parecia! Quando num comentário recente que fiz, no qual me questionei “cadê os outros?” eu tinha a certeza que não era por falta de interesse, tanto no blog como no tema em análise, eram mesmo as férias como referiu o Juan Papali. Desde já aproveito, para saudar os novos comentadores, os Srs. Kuika e Xico e espero que novos apareçam.
Já que passei por aqui novamente, embora não pretenda ser maçador, vou expressar mais algumas ideias sobre o assunto das eleições.
Em primeiro lugar, vou confessar aqui publicamente que sou PS “desde pequenino” e, que desde que adquiri o direito a votar, já lá vão uns aninhos, nunca eu votei noutro partido que não fosse o PS, fosse as eleições de que natureza fosse (legislativas, europeias ou autárquicas). Mas isto que eu acabei de dizer, não invalida que eu pense que nós nas autárquicas, mais concretamente para a Junta, devemos pôr os partidos de lado (como dizem os Srs. Clandestino, Xico e outros mais) e olhar para as pessoas que melhor podem servir a nossa terra. Só que nestes anos todos até agora e realço, ATÉ AGORA nenhum dos candidatos da oposição reunia melhores condições (no meu entender é claro!) do que os candidatos do PS para serem presidentes de Junta. Finalmente essa altura chegou e eu vou votar, não no PSD, em Bruno Fernandes sem problema ou complexo algum.
Concordo plenamente com o Sr. Xico quando este diz que, “ o PS de S. S.Torcato está sem força e adormecido”, embora não concorde com ele quando diz que, “as alternativas são cómicas”, eu diria apenas que serão menos válidas.
Também queria fazer uma referência ao que disse o Sr. Clandestino e dizer que concordo plenamente com a ideia, em relação à possibilidade de haver um debate entre as várias candidaturas, moderado por alguém que fosse aceite por todos os candidatos.

Saudações para todos

JMN a 2 de Setembro de 2009 às 00:11
informações confidenciais
procurar cenas
 
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
parvoíces mais comentadas
122 torcatenses já mandaram bitaites
98 torcatenses já mandaram bitaites
72 torcatenses já mandaram bitaites
60 torcatenses já mandaram bitaites
43 torcatenses já mandaram bitaites
38 torcatenses já mandaram bitaites
36 torcatenses já mandaram bitaites
35 torcatenses já mandaram bitaites
27 torcatenses já mandaram bitaites
26 torcatenses já mandaram bitaites
SAPO Blogs