A auscultar desde dois mil e tal.

 

Olá a todos especialmente a ti.

 

Já não escrevia há algum tempo, mas foi propositadamente. Sabia que o último post ia puxar  muita conversa e confirmou-se: 14 comentários bastante interventivos. Gostei. Retomaremos o assunto das eleições mais para a frente. Fico felicíssimo com as cerca de 1700 visitas que este blog já tem, estamos todos de parabéns.

 

Mudando de assunto. Decidi que a Festa da Juventude deste último fim-de-semana merece ser comentada, pois é um acontecimento que já marca a vida torcatense, vimaranense e não só. Quero desde já deixar uma nota para as cabeças mais engenhosas: se tiver que falar de alguma iniciativa, seja qual for, espero que não relacionem com as eleições, pois seria um pensamento muito mal fabricado, mesmo. Digo isto porque vou falar da Festa da Juventude agora (como posso falar de outras coisas mais para a frente) e não quero ser mal interpretado. As coisas são para ser ditas e discutidas e vocês tem a oportunidade de discordar do que digo, e o mais fantástico é que ao mesmo tempo que discordam têm a oportunidade de dar a conhecer a vossa opinião, tal como eu. Este é um espaço democrático, bastante até. Recado dado.

 

Bom, vamos lá falar da Festa.

Tive a oportunidade de estar presente em todas as edições da Festa da Juventude e esta sem dúvida foi a melhor. Sei que o habitual é dizer que a última é sempre a melhor, mas por acaso esta superou todas as outras. Na minha opinião, na opinião da maioria dos visitantes e na opinião da organização. Sem dúvida que foi a edição que arrastou (de longe) mais pessoal (via-se muito pessoal dos arredores de S.Torcato mas também das Taipas - que tinham lá a festa dos motoqueiros, do centro da cidade, etc.), sem dúvida a edição com melhor cartaz (e variado), sem dúvida a melhor edição no que diz respeito à vibração do público. Foi bonito ver aquando a actuação do tributo aos xutos (grande actuação), o público a delirar (a maioria na casa dos 30 anos). O 7 estacas foi excelente na minha opinião, e na opinião geral, dava para ver pelas gargalhadas. Apesar de ter um estilo diferente do João Seabra (artista do ano passado) não fica nada atrás, antes pelo contrário. Ao fim da actuação ficou na festa a curtir e ontem (domingo) foi visto a passear em S.Torcato (gostou da terra!). Gostei dos DJs também. O Downtown foi uma aposta ganha na minha opinião, provocou um reboliço na vila, enorme! Na sexta-feira os Vida Dupla surpreenderam-me pela positiva pois evoluíram muito e o DJ Overule foi fantástica (acho que para o ano devia estar cá outra vez), muito trabalhador em palco e com um ritmo contagiante, fez jus ao nome que tem no panorama nacional e internacional.

De lamentar, mas na minha opinião sem manchar a festa, foram os desacatos entre grupos rivais no final da Festa no Sábado à noite. Segundo sei as desavenças entre os grupos são antigas, pena é que tenham ajustado contas numa festa destas…animalesco. É o risco que se corre quando se faz uma festa ao ar livre e com entrada livre, mas na minha opinião não mudava os moldes da Festa.

 

Bom, já comentei, agora é a vossa vez.

 

Até breve.

JP

 

NOTA:  Vi agora que temos um comentário fresquinho do sr. JMN que acabou de me "roubar" uma ideia. Quando num dos últimos posts falei de surpresas e inovações neste blog estava a referir-me que na altura apropriada iria falar com os 3 candidatos para vocês comentadores fazerem as perguntas que entenderem, depois seleccionando meia dúzia mais pertinentes para os candidatos responderem. Queria deixar mais para a frente mas alguém teve a mesma ideia que eu, mas é bom sinal, é sinal que não só sou eu que penso...Sugiro é que deixem essas questões para a tal altura e depois publicava tudo em conjunto. Na altura certa, publico o post lançando o desafio. Penso que será melhor. O jornal Grito Livre também entrevistará os candidatos nessa altura e até pode ser que as vossas perguntas sejam lá respondidas. Vou articular isso da melhor maneira.

 

bitaite mandado por juanpapali às 17:16 | link do post
Mais uma vez, Boa Tarde,
Apenas um breve comentário sobre a Festa. Fantástica. Acreditem que estive quase 3 dias sem dormir para que tudo corresse bem e valeu a pena. Do melhor mesmo e isso só foi possível porque tivemos a ajuda precisosa de muitos Torcatenses. Dou alguns exemplos e que me perdoem os que esquecer. Ao Sr. João Nogueira, ao Sr. Matos, ao Nelo, ao Sr. Pedro, ao Berto, ao Zé da "melinha" à equipa de jovens dos bares, da organização das várias iniciativas do programa...Enfim, a todos mesmo, um sincero OBRIGADO.
Bruno Fernandes

Nota:
1- Só não contratei já o Overule porque podem acusar de estar a assumir compromisso antes das eleições... À mulher de César não baste ser...
2- Os mimos do fim da festa infelizmente acontecem por mais cuidados que tenhamos. Onde há pessoas há emoções e por vezes há conflitos. É assim no futebol, nas festas populares... Mas acho que foi um caso pontual e sem gravidade. Eu próprio fui visitar o jovem agredido e ele está bem.
Bruno Fernandes a 7 de Setembro de 2009 às 18:35
Boas. Antes de mais quero dar os parabéns a ti Juan Papali por esta iniciativa. É sem dúvida o melhor blogue de S.Torcato! (Como se houvesse mais algum). Tenho o prazer de conhecer o Juan pessoalmente, visto que somos companheiros de escrita na rubrica piupiupiu papalipapigrafo do jornal Grito Livre. É de louvar o trabalho que jovens como ele têm feito pela nossa vila e não só. É de gente com iniciativa que a nossa terra precisa. É bom ver que no meio de tão má formação da actual juventude ainda vão havendo uns "oásis" no meio do deserto. Oásis esses, que a nossa vila até nem se pode queixar. Ao que me parece até está bem recheada. Como tal temos a prova dada da Festa da Juventude. Sem dúvida que partilho da mesma opinião do JP. Foi um enorme sucesso e uma enorme evolução em todos os aspectos. E foi graças ao empenho notável da nossa juventude local que esta se tornou um sucesso. Mas quando falo em juventude, não me refiro apenas e só à idade. Refiro-me também ao espírito jovem que muita gente tem vindo a demonstrar. Gente que apesar de não ter uma idade enquadrada na faixa etária jovem, têm-se portado como tal. Tivemos o exemplo recente da fantástica "Marcha da Corredoura" à qual se juntou agora a Festa da Juventude. São exemplos de festas onde no meu ponto de vista, o que têm de mais belo é sem dúvida a disponibilidade, a entrega e a entreajuda das pessoas, sem esperarem com isso tirar benefício próprio. Foi isso que tive oportunidade de presenciar em ambas as festas e sem dúvida o que mais me encheu de orgulho. Daí eu estar a compará-las. Centrando-me no tema em questão, foi sem dúvida uma festa espectacular, com grande afluência e com um bom cartaz. Acho que o downtown foi uma aposta mais do que ganha, visto que, para além de ter abrilhantado muito a festa, talvez tenha aberto mais uma porta a S.Torcato. Os desacatos registados no final da festa, tanto quanto sei, foram provocados por gente de fora de S.Torcato, o que me deixa mais descansado. De todo que não foram essas atitudes que puseram em causa a qualidade da festa. Infelizmente já se tornou uma situação vulgar neste tipo de eventos. Ao que presenciei na festa, deu-me a entender que havia uma preocupação dos Torcatenses em zelar pelo bem da mesma e dignificar o bom-nome da vila. Na minha modesta opinião, a juventude Torcatense, (os contextos que referi) está sem dúvida de parabéns!

Abraço.
RRM
RRM a 7 de Setembro de 2009 às 21:44
Pelo que vi (pouco) e ouvi (muito) a Festa da Juventude foi (à semelhança dos outros anos) um enorme sucesso. Se foi a melhor de todas, sinceramente não sei, mas a avaliar pelos comentários (e escutei bastantes nesse sentido) parece que sim.
Como disse no princípio pouco vi, não porque não tivesse disponibilidade mas, pela simples razão (que me perdoem os mais jovens) que as músicas não fazem o meu gosto musical. Mas daquilo que vi, (parte do concerto dos Vida Dupla, a prova das bicicletas, o 7 estacas e uma pequena parte dos tributo aos xutos) principalmente do Downtown e do 7 estacas, francamente gostei bastante. Foi muito bom ver no sábado, durante todo o dia, o percurso da prova das bicicletas apinhado de gente, (acontecendo o mesmo na altura dos espectáculos humorístico e musicais, pelo menos enquanto lá estive) sinal de que a mesma foi um êxito.
Agora só falta a prova dos carrinhos de rolamentos, mas essa, digo eu, já tem sucesso garantido à partida.
Por estas e outras razões, eu considero que, a Festa da Juventude já ninguém a dispensa.

Para terminar, lamento os distúrbios ocorridos na noite de sábado (aparecem sempre uns “arruaceiros” a tentarem estragar as coisas não é?) mas, tal como diz o Juan Papali, isso não ofuscou em nada o êxito da mesma.

Saudações para todos
JMN a 8 de Setembro de 2009 às 00:16
Sr. JMN,

Já apontei e guardei as questões que colocou a Bruno Fernandes para se juntar às que irão surgir para este responder na altura certa.

Até breve.
JP
Grande festa da juventude, a melhor edição de sempre sem dúvida. Finalmente consolida-se uma festa sem ter cariz rural ou religiosa na Vila. Para finalizar bem vindo armário a S. Torcato, quando não se tem critica-se por não ter, quando se tem critica-se como é. Felizmente agora critica-se o que há, o que foi feito, antigamente era o que não havia. Espero brevemente poder criticar as piscinas, o novo centro de saúde e outros projectos de monta que se avizinham.
Desafio o Juan Papali mesmo que de forma incognita a organizar o debate entre os 3 candidatos à Junta de freguesia.
Saudações.
TORCATENSE DE S.TORCATO a 8 de Setembro de 2009 às 10:28
Bem, bem...
Embora seja um pouco suspeita para comentar a Festa da Juventude uma vez que participei de perto, vou fazê-lo pois penso ser também importante uma visão 'mais interna' das coisas... Estive nas três últimas festas (Sim, porque esta é a quarta edição e infelizmente não estive na primeira) e tenho que admitir que esta foi sem dúvida a melhor em vários aspectos, primeiro no cartaz de grande qualidade, na organização mas acima de tudo na afluência de Torcatenses e forasteiros... Concordo com alguém que dizia que não se identifica muito com o estilo musical do final da noite, mas temos todos que admitir que até nesse sentido houve um cuidado muito grande por parte da junta de freguesia que colocou esses artistas no final da noite deixando no início aqueles que concerteza , agradaram a jovens e menos jovens! Foi com enorme alegria que verifiquei que muitos jovens (sim porque a idade está na cabeça) já na casa dos 30 e 40, se divertiram à brava com a intemporalidade da música de tributo aos xutos , com o Miguel 7 estacas que arrancou gargalhadas até aos mais cépticos Torcatenses , com os VIDA DUPLA a quem dou os mais sinceros parabéns pela evolução imensa desde o ano transacto, com o DJ Overule que foi, no meu ver, o melhor de todos os que já passaram por cá, pelo simples facto do estilo musical ser aquele que considero como o que melhor se identifica com esta iniciativa... Peter Kid , o jovem Vimaranense que há três anos colabora com esta Festa, acho que já é quase mobília e presença obrigatória... O Downtown foi sem dúvida a maior e melhor surpresa desta edição, muita gente veio para participar e assistir e acho que é com estas iniciativas que S.Torcato se vai afirmando cada vez mais no mapa... PARABÉNS ao Paulinho que conseguiu convencer o Presidente que seria perfeitamente possível e parabéns a todos os que organizaram e tornaram possível este evento... PARABÉNS à Junta de Freguesia por continuar a fomentar o espírito de convívio entre os jovens e por insistir em continuar a proporcionar aos Torcatenses em geral (JOVENS E MENOS JOVENS) momentos como os deste fim de semana...
Relativamente ao que aconteceu no final da Festa, há que desvalorizar, não serão definitivamente estes os motivos para manchar todo o 'brilhantismo e espectacularidade ' de tudo quanto aconteceu até então!

No meu ver, foi realmente A MELHOR FESTA DE SEMPRE!!!

P.S-Mas inda não acabou... Domingo realizar-se-á ainda a Corrida de carrinhos de Rolamentos que tenho a certeza que irá dar ainda mais valor à festa da Juventude!

Isabel a 8 de Setembro de 2009 às 11:26
Boas,

O Torcatense de S.Torcato disse para lançar um debate aqui entre os candidatos. Não me parece que seja o sítio apropriado para isso. Acho mais apropriado os moldes que referi, ou seja vocês a fazer a entrevista.

Um debate, concordo, mas em termos físicos, como o de há quatro anos organizado pela ADCL e moderado por Armindo Cachada.
É só esperar que essa ou outra instituição tome iniciativa.

Até Breve.
JP
Ó RMM parece que te está a custar dar uma palavra de felicitações à organização(junta de freguesia), não desmorecendo o trabalhado de todos os jovens, como é óbvio...
Kuika a 8 de Setembro de 2009 às 16:32
Oh amigos da política...o tema acho que já mudou...agora é para falar da Festa!
Já vomito cada vez que leio a palavra armário!

armário?

groooooh.

Ah o papa boas é poeta...não sabia que havia disto em S.Torcato...
23 a 9 de Setembro de 2009 às 14:01
Boas pessoal,

Já tenho a confirmação: António Cardoso, Bruno Fernandes e Ivone Monteiro aceitaram que vocês os entrevistem!

Em breve lançarei a abertura dos questionários!

Até breve.
JP
informações confidenciais
procurar cenas
 
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
parvoíces mais comentadas
122 torcatenses já mandaram bitaites
98 torcatenses já mandaram bitaites
72 torcatenses já mandaram bitaites
60 torcatenses já mandaram bitaites
43 torcatenses já mandaram bitaites
38 torcatenses já mandaram bitaites
36 torcatenses já mandaram bitaites
35 torcatenses já mandaram bitaites
27 torcatenses já mandaram bitaites
26 torcatenses já mandaram bitaites
SAPO Blogs