A auscultar desde dois mil e tal.

 Olá a todos, especialmente a ti.

 

Ontem escrevi um comentário a anunciar a assembleia de freguesia que decorreu ontem mesmo.

Disse que já estive presente em muitas delas, mas por acaso ontem não pude comparecer. Mas disse que tinha um pressentimento de que a plateia iria ultrapassar a média de 4 pessoas do costume. Pelo comentário do sr/sra "torcatenses" parece que as 4 pessoas foram ultrapassadas, tal como previa...apareceram os interessados de última hora.

 

Bom, posto isto acho interessante que quem teve presente venha aqui dizer como correu, tal como fez o "torcatenses", quanto mais não seja para confirmar ou desmentir o que aqui foi dito.

 

Para terminar, nunca pensei ter de dizer isto mas a julgar pela miserável média de assistência, presumo que alguma boa gente nem sabe o que é uma assembleia de freguesia. Uma assembleia de freguesia assemelha-se ao parlamento nacional. São discutidos temas  na maioria das vezes previamente marcados, (ex.: Análise à actividade da Junta), mas também serve para aprovar certas proprostas. A discussão é feita entre o executivo da Junta de Freguesia de S.Torcato e os deputados presentes, do PS e PSD. No final existem 30 minutos para intervenção do público. Resumidamente é isto.

 

Se com esta explicação está interessado em assistir a alguma assembleia de freguesia, vai ter de aguardar para depois das eleições pela assembleia de tomada de posse do executivo para os próximos 4 anos.

 

Para muitos, esta minha explicação pode parecer desnecessária ou até ridícula, mas acreditem que não é. 

 

Ficam as perguntas:

 

- Esta pouca adesão deve-se à falta de divulgação, ao desinteresse dos torcatenses, ao horário (sempre à semana e por volta das 21horas)?

 

- Serão as habituais 4 pessoas (quase sempre as mesmas caras), pessoas bem informadas, interessadas e sem palha no ninho?

 

Até breve,

JP

bitaite mandado por juanpapali às 14:31 | link do post
Olá a todos,

É a primeira vez que cá escrevo, apesar de já conhecer o blog há algum tempo e ser um visitante assíduo. Quero dar os meus parabéns ao mentor deste blog, Juan Papali, que não conheço pessoalmente, nem sei de que família é. Conheço os do chorio, chirribiu, do rio, do marco, tricatos, agora...os Papali não conheço. Mesmo assim, está de parabéns pela excelente ideia.
Vendo o blog desde o início, acho que deviam mudar o nome deste para: "Lar de Idosos". Não se fala de outra coisa, há meses, sinceramente já cansa. Mas vou entrar na onda, hihihi.
É feio
Está mal localizado
É óbvio que a Junta tem responsabilidade, teve de dar o seu parecer
A sua utilidade é inquestionável
Tá feito, agora não há nada a fazer.

Vejo que os candidatos já andam por cá. Acho muito bem. Alguns até se esquecem que tem o seu próprio blog (ou talvez não é esquecimento), que está a ser um autentico sucesso (???). Chega a ter zero comentários por post...
Mas tá bem, não faz política lá, faz cá.

Quanto à assembleia, não chegou a 10 pessoas segundo informações. Mas já passou para mais do dobro.
Abraços e Beijinhos
torcatense mais ou menos de S.torcato a 15 de Setembro de 2009 às 18:30
Isso de ser mais ou menos de S. Torcato diz tudo. A junta tem um poder maluco até para fazer a S. Social recuar na ideia do local para o lar de idosos. Esta junta é mesmo importante, venha já o aeroporto e o tgv porque quem manda neste pais é a junta, ou não é?
Viva a Junta... de Portugal.
TORCATENSE DE S.TORCATO a 15 de Setembro de 2009 às 19:04
Ai agora a decisão já foi da Segurança Social...cada vez a enterrarem-se mais.
Segundo sei o terreno foi oferecido para o efeito à Irmandade, a obra é da Irmandade.
Eu não questiono o local mas sim a arquitectura, desajustada e aberrante. Se fosse de uma arquitectura mais condizente com o meio aprovava. Agora assim?
Segundo sei qualquer projecto para ser aprovado tem de ter o consentimento da Junta...mas na volta não viram, deviam estar a actualizar o blog do presidente...ou a resolver o problema do site, que é impossível lá entrar lá.
Não digam a ninguém, mas eu sei que os elementos do executivo da junta e até o presidente da irmandade, não vão à bola com a arquitectura do armário...Só que custa admitir.Porra, ninguém questiona a utilidade!Mas que é feio, aliás um mostrengo é!
Diga lá Sr. Torcatense de S.Torcato, gosta da arquirtectura do edifício?
SIM ou NÃO?
É só isso que quero saber.
torcatense mais ou menos de S.torcato a 15 de Setembro de 2009 às 19:32
Olá a todos….
Ao que parece desta vez não estiveram 4 mas sim 8 pessoas na assembleia … é claro fora os deputados.
Mas respondendo as questões que o nosso querido JP colocou; acho que a maior parte das pessoas não vai as assembleias por falta de conhecimento das mesmas e não por falta de interesse.
Até tive uma ideia e que tal na próxima assembleia, a semelhança do que se fez na festa de aniversario da Vila colocar a carrinha da junta de freguesia a circular pela vila para anunciar a data e a hora da mesma….
E mais uma sugestão, ainda ninguém se lembrou de gravar as Assembleias?
É que depois isto é tudo um “ diz que disse” e ninguém se entende
Fica a sugestão
.
Katia Banessa a 15 de Setembro de 2009 às 19:34
MEU CARO AMIGO BRUNO!
JA DIZ O DITADO POPULAR QUE A CULPA MORREU SOLTEIRA!!!!!
Olá,
É curioso assistir a algumas posições vertidas em comentários aqui publicados. Óbviamente, eu respeito todas mesmo que não as compreenda. Normalmente a maioria dos comentários são efectuados com uma base de sustentação muito frágil. Não raras vezes assentes no famoso "diz que disse". Estou a recordar um comentário que me fizeram sobre o miúdo que foi agredido na Festa da Juventude. Diziam que estava internado no hospital de s.joão com o maxilar partido. Nesse mesmo dia eu estive em casa dele para o visitar e verifiquei que, apesar de mal tratado, estava bem e sem lesões graves. Enfim, o boato é realmente um veículo de comunicação fantástico. Sobre o Lar de Idosos queria apenas deixar um desabafo, pois um dia destes escreverei publicamente sobre o assunto. Infelizmente há algumas pessoas que se preocupam em apenas criticar e nunca em contribuir para o desenvolvimento de projectos fundamentais para a nossa Vila. Eu, sinceramente, prefiro que passem a vida a discutir questões estéticas das obras que são feitas do que andarem anos a fio a discutir a sua inexistência.
Já agora. A obra do Centro de Saúde é bonita? Desta feita e em coerência com os comentários efectuados, terei aqui rasgados elogios pois, nessa lógica, certamente também fui consultado e dei parecer...
É bom que sejamos coerentes, é que algumas pessoas têm sempre este lema. Se é mau a culpa é da junta, se é bom deve ser obra e graça do espírito santo.
Um abraço
Bruno Fernandes
Bruno Fernandes a 15 de Setembro de 2009 às 23:26
Na minha opinião o centro de saúde tem uma estética normal, não há nenhum defeito a apontar.
Sr. Presidente dou-lhe os parabéns por ter dado o parecer a uma obra de estética normal sem nenhum defeito a apontar e digo lhe que esteve muito mal a dar um parecer favorável a uma obra arquitectónica aberrante.
Está bem assim?
Parabéns por não fazer, nem aprovar mais nenhuma obra aberrante. Ah, obra mesmo bonita foi aquela que construiu no terreno que prometeu na campanha eleitoral. A nível arquitectónico está excelente.
Só mais uma coisa digo: fazer algo após um executivo anterior adormecido parece muito, parece um excelente trabalho. Basta fazer uma festinha, já são dinâmicos (adorei ver uma fanfarra inaugurar dois bancos e um baloiço na colina verde). Enfim...povo iludido com políticos, no mau sentido da palavra (existe bom sentido?)
Para bem de muitos, esta é a minha última aparição.
Até sempre.
O torcatense mais ou menos de S.Torcato, deixou a vila.
Volta daqui a 4 anos para mostrar o que é fazer algo de jeito. Estejam atentos.
Torcatense mais ou menos de S.torcato a 16 de Setembro de 2009 às 00:46
Caros Torcatenses,

Começo por dizer que nunca fui a nenhuma Assembleia de JF nem tão pouco tive a mais pequena vontade de ir assistir. Com isto insiro-me na esmagadora maioria dos cidadão que não exercem o dever e o direito de participarem na comunidade onde se inserem (pelo menos desta forma) e optam por não "fiscalizarem" de perto as acções dos nossos mandantes. Mandantes, pois o executivo eleito está mandatário.
Intervenho doutras formas na nossa comunidade, coisa que não interessa agora discutir.
Porém, agora que fui alertado para esta matéria vou fazer por ser mais consciente e presente nos assuntos da minha terra.
Uma forma de aumentar a audiencia destas Assembleias seria transmitir via internet a reuniao. Isto não é nada dificil! É somente necessária uma linha de internet, um computador, uma Web cam e um programa ou link de transmissão. É coisa para demorar 5 minutos a montar!!
Pode muito bem deixar de servir como desculpa o comodismo e a preguiça (confesso que por vezes também me afecta) nem tão pouco para a "vergonha" de ir "espiar" os nossos eleitos.
A mudança de local também poderia beneficiar a presença de mais eleitores.
Na verdade, há uma grande falta de cidadania, em todas as classes, incluindo a política. Sobre isto é que deveriamos reflectir.
Clandestino Pois a 16 de Setembro de 2009 às 00:47
Olá novamente,

Acho que posso acrescentar alguma coisa ao tema que já divergiu. Façam o favor de me corrigir caso cometa algum erro.
A obra do lar de idosos é da Irmandade. Para quem atendeu às Assembleias da Irmandade e para quem é mais ou menos atento aos sinais percebeu facilmente que após terminadas as obras do Santuário, a Irmandade dentro das possibilidades, virar-se-ia para a área social. É isso que está a fazer.
Esta ideia do lar de idosos tem quase uma década. O projecto terá quase 3 anos.
O financiamento é na maioria realizado pela Irmandade, pela Seg. Social através do programa PARES e uma outra parte pela Câmara Municipal de Guimarães. Quem lê os jornais facilmente sabe disto!! A Junta de Freguesia, como toda a gente compreenderá, não comporta no seu orçamento anual uma verba capaz de suportar tamanho projecto. No entanto, com certeza que deverá ter tido uma participação directa junto da Câmara e da Seg. Social, bem como deve ter dado toda a força à Irmandade. Eles, como todos nós Torcatenses, podemos ficar orgulhosos do nosso equipamento social.
A Irmandade, como Dona da Obra, teve de arranjar terreno. O único terreno capaz de albergar um equipamento assim é o sitio actual. Nenhum conterraneo se chegou à frente a oferecer terrenos! Do ponto de vista técnico, esta localização nao podia ser melhor, uma vez que o lar tabém suportará Centro de Dia. O lugar do mosteiro tem a paragem de autocarro e praça de táxis muito próxima. Não seria muito desejável obrigar os velhotes a percorrer mais de 100m das linhas de transporte para o centro. Desta forma, esta localização é a mais oportuna, criando uma nova dinâmica ao centro da vila.
Outra coisa importante: este equipamento tem custos elevadissimos de manutenção. A Irmandade nunca foi uma organização com fins lucrativos. Além disso, o centro vai ter 30 camas para residentes permanentes. Esta lotação é o minimo para garantir que o centro seja autosuficiente para as despesas que vai ter. A seg. social tradicionalmente nao paga tudo! Naturalmente, pelo menos assim o espero, que vão haver camas grátis para pessoas mais desfavorecidas. O resto terá uma cota a pagar como é evidente.
Ora, estes empreendimentos têm exigencias do ponto de vista formal muito apertadas. Os quartos, os corredores, tudo tem uma área útil mínima, etc. Os critérios de projecto sao apertados e para garantir o financiamento deve ter sido necessario cumprir com todas as normas legais. Com isto, imagino que o volume minimo para um projecto com estas caracterisitcas seja o que vemos.
Naturalmente que ha opçoes arquitectonicas que podem ser discutiveis, mas o "armario" nao poderia ser mais pequeno. Já agora, e repetindo-me, o arquitecto é da nossa praça - Pitagoras, e tem no portfolio obras como o CCVF, o Multiusos e muitas outras. Esta obra está na página da net do mesmo.
Nao tenho qualquer ligação à Irmandade nem à Junta. Sou apenas devoto de S.Torcato e acho imensa graça às pessoas que olham só para o figurino e nao pensam na hipotetica comodidade que os velhotes vao ter, nem se o centro tem condiçoes, cozinha, aquecimento... etc, um sem fim de coisas realmente importantes. Toda esta informação está aí disponivel em jornais, editais e até coisas tão escabrosas como o Diário da República!
Para o mais superficiais (nao é uma boca, é para quem vê apenas a superficie do imóvel), o aspecto exterior é facilmente disfarçado utilizando vários truques arquitectonicos. Basta alguma imaginação e bom gosto. Espero que o Arquitecto nao tome como referencia o SolQuente nem as casas à volta. Espero que rompa com a "traça original".

Vamos abrir os olhos e pensar no mais importante.
Clandestino Pois a 16 de Setembro de 2009 às 01:38
Deve ser do conhecimento de todos que na passada madrugada assolou a freguesia de S.Torcato o maior incêndio do concelho deste ano, na zona da boavista, mogege, vilar (junto ao Viva Park)
Podem ver a reportagem no gmrtv: www.gmrtv.pt vendo a notícia "grande incêndio".

Tive a oportunidade de assistir e foi completamente assustador, o vento provocou uma grande velocidade de propagação, pois estava muito forte. No meio de tanto azar houve a sorte de este estar a soprar para longe das casas.

http://www.gmrtv.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2201
Antes de mais, lamentar que quem ateou fogo nao tenha ficado preso nas chamas e ir arder para o inferno..

Quero saudar as seis corporações que corajosamente combateram e extinguiram o incêndio!!! Estes sim, uns verdadeiros heróis da paz!

Já vi a reportagem no gmrtv.. obrigado juan papali!

E.. nas imagens.. O suspeito do custume.. Aquele senhor do fato.. Estava presente a controlar o incêndio.. não pelo interesse na população mas mais pelos seus interesses pessoais.. Pobres javalis e texugos que hebitam no Viva Park.. De qualquer forma, e só para que não fiquem com a ideia que só venho aqui para atacar este senhor, que respeito tal como respeito toda a gente, uma palavra de louvor porque mesmo estando interessado em defender o seu território (e todos temos o dever de defender o que é nosso), ajudou na extinção desta pequena "catástrofe da natureza" (??? NAH CLARAMENTE FOGO POSTO.. Á UMA DA MANHA TAVA UM FRIO DE RACHAR).

Já que estamos a falar de incêndio... Deixar um mote...

Este incêndio é um acontecimento mau.. certo??? Então é de concluir que a culpa é toda da junta de freguesia pois quem tem poder sobre a Segurança Social (Bem, talvez sobre o Estado em geral), certamente também poderia encomendar uma chuvinha ao S. Pedro porque também devem ter poderes divinos :D Esta junta é demais!!!

Estou certo que aínda vou ouvir aí em debates "Onde é que estava a junta quando deflagrou este incêndio?Sim, onde.. Quero saber o número de deputados vossos que estiveram lá, a estatística... Vocês não respeitam os Torcatenses.. A oposição é que é boa.. A oposição esteve em peso no centro da catástrofe.." :D e mais não digo..

Até breve caros amigos.. vemo-nos por aqui :)
Viva la Vila Torcatense a 16 de Setembro de 2009 às 10:32
Apareço por aqui não para comentar a assembleia de Junta, porque só gosto de falar daquilo que tenho conhecimento e como não estive presente abstenho-me de emitir qualquer comentário, mas para dizer que tenho acompanhado a par e passo todos os comentários (principalmente comentários a comentários) que por aqui vão aparecendo. Posso dizer que, embora respeite a atitude de cada um, não concordo com a forma que alguns (e só alguns) comentadores adoptaram ou seja: sempre (quase sempre) que alguém faz um comentário a algum tema aparece sempre (quase sempre) outro alguém, não a comentar o tema em questão mas, a criticar o comentário anterior (curioso não é?). Por esta e outras razões é que eu considero que, seria muito mais interessante que, em cada assunto, cada um (eu incluído) emitisse a sua opinião de forma clara, (concordando, discordando, achando bem ou mal, etc.) sem ter que “atalhar à foice” o parecer do outro, porque, sejamos claros: não é pela simples razão de outra pessoa dizer que não gosta da minha opinião que eu vou mudar! (isso vai-se conseguindo aos poucos e de outra forma). Ah, só mais uma coisinha: pelo simples facto de eu, ou outra pessoa qualquer, estar ou não de acordo com o poder local, (Junta de Freguesia) isso não faz de mim, (ou de outro) mais, ou menos torcatense.

Quanto ao incêndio, posso dizer, porque o vivi de perto, muito perto mesmo, que foi uma “coisa” impressionante. Imaginem o sobressalto que é, sermos ameaçados a altas horas da noite, por um inimigo ao qual somos verdadeiramente...impotentes. Já agora, queria deixar aqui uma palavra de apreço a todos os bombeiros envolvidos no seu combate. Simplesmente…inexcedíveis nos seus esforços!
Quanto às causas do incêndio parte-se do princípio que terá sido mão criminosa, (como a maioria dos incêndios) a não ser, que tenha sido um vidro qualquer a provocar o mesmo, só que essa história do vidro já tem barbas e eu já a ouvia (e às vezes acreditava!) ainda usava fraldas (fraldas!? “pilinha” amostra!) portanto, hoje em dia ninguém vai nessa onda.
Agora, quanto às causas de há uns anos (bastantes) para cá haver tantos incêndios elas são bem visíveis: falta de limpeza das nossas matas. Antigamente, (só quando falo de antigamente é que noto que estou a ficar velhote!) os donos dos terrenos, até levavam a tribunal quem lhes “roubasse” mato e os terrenos estavam todos limpos, hoje em dia…é o que se vê.
Este tema daria com certeza uma interessante troca de ideias neste espaço, mas por agora fico-me por aqui.

Saudações para todos
Mais uma vez a cobardia tem destas coisas incendiar e fugir, para qual d. Sebastião voltar dentro de 4 anos como salvador. Já que lhe vou responder à pergunta que me fez também lhe vou colocar uma, porque não apareceu para o combate politico já???? pois de pessoas como um torcatense mais ao menos está o inferno cheio.
Quanto à sua pergunta a resposta é não, não gosto e ponto final. O que não posso tolerar é que em 1º lugar de ignorante passe a arrogante, pois se não sabe deveria saber que a junta de freguesia não tem qualquer intervenção na aprovação dos projectos para além de ser informada da sua realização (aprenda) e em 2º lugar em vez de estar a criticar o arquitecto que tal ir falar com ele ou com a S. Social ou com a Irmandade, já sei eles não vão a eleições estava a esquecer-me desse pormenor.
Como disse a outro comentário neste blog a Azia faz mal à saúde, e dos que só criticam não irá rezar a história. Só mais um pormenor em S. Torcato as pessoas não gostam de Torcatense mais ou menos, ou são ou não são por isso dou-lhe este conselho de borla mude o nome neste blog.
Viva os Torcatenses de S. Torcato
TORCATENSE DE S.TORCATO a 16 de Setembro de 2009 às 09:18
Ó Torcatense mais ou menos de S.Torcato BOA VIAGEM. Já agora, compra uma caixa de pastilhas para a azia pois vais precisar no dia 11.
Pires a 16 de Setembro de 2009 às 09:22
Olá a todos e um bem haja muito especial a Juan Papalli pela iniciativa, realmente este blog está a fazer imenso furor, lol , até alguns colegas de trabalho que não conhecem pessoalmente a vila me falaram que havia um blog a suscitar muito interesse no espaço cibernauta e vim cá deitar 'um olhito'... Um realmente é como quem diz, os dois e de que maneira esbugalhados ficaram com alguém que promete nova aparição daqui a quatro anos, lol , lol , lol , lol ... Dá-me a sensação que temos candidato (frustrado) para o próximo mandato! E então e neste?? Enviou carne para canhão, ou simplesmente gosta tanto da freguesia que teve medo de perder? Ou terá sido simplesmente porque contra factos não há argumentos e só quando Bruno Fernandes abandonar (que eu espero que não abandone tão cedo) terá coragem para dar a cara (e o corpo ao manifesto)... Olhem que ele há coisas difíceis de entender... Costuma dizer-se que depois de baptizados feitos não faltam padrinhos e realmente nunca encontrei tanta veracidade em tais palavras, agora que existe critica-se mas pelo menos segundo o meu ponto de vista, é melhor criticar o edificado do que sonhar o que nunca foi criado ( E não é que também estou a escrever poesia??)
Sr. Torcatense quase de S.Torcato , não faço ideia de quem o senhor é mas realmente parece que o vou conhecer na próxima campanha eleitoral... Prometo que não me vou esquecer de si até lá, nessa altura ponho até a hipótese de lhe conceder o meu voto se trouxer o TGV e o novo aeroporto para S.Torcato como alguém anteriormente lhe pedia, lol ! Deixe-se de demagogia e assente bem os pés na terra, S.Torcato cresceu, desenvolveu, começou a ser notícia, terá um lar de idosos (sinceramente até o acho bonito, tem as cores da vila e tudo). Não gostam??? Porque não são velhos, ou até são... Mas do RESTELO! O que está feito, feito está e ponto final paraaaaaágrafo ! Vamos ter piscina e centro de saúde e isso faz-me imediatamente esquecer quem conseguiu... A câmara? A junta? A Irmandade? Quero lá eu saber, vou beneficiar desses equipamentos como contribuinte que sou pois o dinheirinho sai todo do mesmo sítio... DO NOSSO BOLSO a diferença está em quem tem a possibilidade de o gerir se é a Câmara ou a Junta não me interessa, aliás isso só tem valor para políticos demagogos que têm simplesmente que criticar tudo e todos pois sonham também poder subir ao poleiro e gritar EU É QUE SOU O PLESIDENTE ' DA JUNTA!
Deixe-se, Sr. . Torcatense QUASE de S.Torcato de coisas feias, de criticar por criticar e conte lá aqui quais são os seus reais problemas... O PARTIDO?? A POLÍTICA?? A INCOMPREENSÃO?? Ou simplesmente a enorme vontade de presidir tão grandiosa Vila???! S.Torcato merece continuar a lutar por estar na linha da frente como aliás tem tentado nestes últimos quatro anos, não estou a dizer que sempre se conseguiu mas a quem tudo sempre correu bem que atire a primeira pedra!
Não sou democrata, nem socialista, comunista, bloquista ou popular, sou pelas pessoas, pelo desenvolvimento, pela iniciativa, pela criatividade, pelos beijinhos até (quem não teve nada durante 12 ou 16 anos, até um beijinho pode marcar a diferença), sou pela verdade, acredito no que vejo e sonho com o que gostava de um dia ver...
Sou Torcatense mesmo, mesmo , mesmo de s.torcato (E MUUUUUUIIIITOOOO BAIRRISTA) e não vou votar PSD, vou votar Bruno Fernandes que tanto admiro e em quem realmente acredito, tem um projecto pequeno? OK, assim seja, talvez um dia quando projectar algo 'maior' consiga trazer para S.Torcato o mar da Póvoa de Varzim que isso sim, seria para uns e outros, o único projecto à altura da grandiosidade de S.TORCATO!

Um bem haja a todos, especialmente a si que leu estas minhas palavras!

Assino: Torcatense Atento, mesmo, mesmo de S.Torcato !
TORCATENSEATENTO a 16 de Setembro de 2009 às 13:21
Finalmente ainda á gente que defende de verdade os interesses desta vila.. Grande Torcatense Atento :D

Mais um coment k vai fazer azia a muita gentinha :D

VOLTO JÁ :D

CUMPRIMENTOS
viva la vila torcatense a 16 de Setembro de 2009 às 15:02
Já vi que o meu nome no blogue tem inspirado outros participantes, ainda bem que o D. Sebastião só irá sair do nevoeiro daqui a 4 anos, que pena... bem vindo ao blogue Torcatense atento, parece-me que o seu nome ao contrário do mais ou menos diz tudo, está mesmo atento.
Quem não é peixe nem é carne....
Amigos de S. Torcato, podem ser de diversas cores partidárias e ediologias politicas, mas sinceramente existe discução sobre quem é mais capaz nestas eleições para S. Torcato.... pensem um pouco e depois digam-me alguma coisa. Palpita-me que seja o 4º candidato o daqui a 4 anos....
Viva os Torcatenses de S. Torcato.
TORCATENSE DE S.TORCATO a 16 de Setembro de 2009 às 14:16
informações confidenciais
procurar cenas
 
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
parvoíces mais comentadas
122 torcatenses já mandaram bitaites
98 torcatenses já mandaram bitaites
72 torcatenses já mandaram bitaites
60 torcatenses já mandaram bitaites
43 torcatenses já mandaram bitaites
38 torcatenses já mandaram bitaites
36 torcatenses já mandaram bitaites
35 torcatenses já mandaram bitaites
27 torcatenses já mandaram bitaites
26 torcatenses já mandaram bitaites
SAPO Blogs