A auscultar desde dois mil e tal.

                                   

 

Olá a todos especialmente a ti.

 

Por mais que queira lançar temas (posts) a fugir ao tema eleições (e temas que daí derivam), é inevitável que vocês não me deixem. Até podia lançar um post sobre a gastronomia torcatense que a conversa ia acabar nas eleições em S.Torcato ou nos temas do costume. Já estou a imaginar um comentário de um de vós do género: "Gosto muito de ir ao Nosso Bar comer uma sapateira. Por falar numa sapateira, o Lar de Idosos parece um armário"...Ou do tipo: "Estes dias comi um cozidinho num restaurante em S.Torcato e provocou-me uma azia. Falando em azia, deve haver aí muita gentinha que a tenha mas por outras razões...". Parece que já estou mesmo a ver...

 

Bom, para evitar cozidos e sapateiras destas, decidi que não valeria a pena falar de outra coisa, senão eleições, até 11 de Outubro. Como já aqui anunciei, vocês terão a oportunidade (única) de entrevistar os candidatos à junta enviando para aqui as perguntas que querem ver respondidas. Os candidatos aceitaram prontamente o desafio. Mas isso não é para já, apesar de faltar pouco. Antes convém que fiquem a conhecer os programas eleitorais dos candidatos, que estão quase a sair, para facilitar as vossas questões.

Enquanto os programas eleitorais de Ivone Monteiro, António Cardoso e Bruno Fernandes não chegam a vossas casas, penso que seria interessante fazerem aqui as vossas previsões sobre o que irá aparecer nos programas dos 3 candidatos ou até mesmo o que gostariam que os candidatos lá colocassem como propostas. Sei que alguns deles já deram um cheirinho do que pretendem fazer, mas com certeza que ainda há muito a "prometer", o possível ou o impossível (para uma Junta de Freguesia).

 

Sinceramente estou curioso sobre o que os programas eleitorais vão trazer. Curioso, principalmente, para ver se puxaram pela cabeça, ou seja, se vão fazer propostas criativas e inovadoras, sem ser preciso grandes orçamentos..Porque o que realmente me cativa é isso.

 

Comentem, opinem, proponham...

 

Até breve,

JP

 

 

bitaite mandado por juanpapali às 02:19 | link do post
Olá Torcatenses.
Desafia JP a comentar os programas dos candidatos antes de os conhecer.
Não será difícil adivinhar o que se vai dizer. Algumas coisa executáveis, outras ::::::: nem por isso.
Devemos questionar então o quê? Durante muitos anos (16) tivemos uma gestão virada para dentro (dentro da vila e dentro do ego). Os últimos quatro anos foram uma lufada de ar fresco na gestão da autarquia. A projecção atingida e a dignidade conferida deram a S Torcato a possibilidade de rucuperar muito do prestígio então perdido. A autonomia financeira não permite que se tomem grandes iniciativas. Fica-se sempre dependente da Camara ou do Estado. Mas as obras que se vão fazendo nas autarquias e que dependem do poder central são de uma forma geral resultantes de reivindicações locais. A sua execução tem em conta alguns factores, tais como prioridade de indole social para as populações locais e outras vezes prioridades de opção política de quem tem poder de decisão.
Acho que é aqui que podemos reflectir um pouco sobre de quem poderá servir melhor S Torcato. Basta uma pequena paragem e olhar para a gestão da nossa vila nestes últimos quatro anos e penso que não será difícil uma conclusão, acerca das qualidades e das possibilidades dos nossos candidatos, mesmo antes de se conheceram os programas.
Um abraço
Jogador da Frente
jogador da Frente a 19 de Setembro de 2009 às 12:14
Olá a todos,

Soube da existência deste blog há dias e desde já dou os meus sinceros parabéns ao gestor do mesmo.
Quanto ao tema lançado, não podia concordar mais com o Juan Papali. Acho de louvar o que se faz com um orçamento relativamente baixo, como esta junta já fez (Festa da Juventude, Espaço Jovem, compra da carrinha), porque os grandes orçamentos são da Câmara e do Estado, e isso escusa a Junta de querer ficar com eles. Dantes falava-se que a Junta servia para alcatroar caminhos, limpar valetas, tratar da feira e do cemitério e pouco mais. Nunca vi ideia mais errada. É preciso é ter imaginação. Estou com ideias de votar nesta junta, mas ainda não conheço as propostas dos outros candidatos. Mas quando conhecer e se forem criativas, porque não experimentar votar neles?
Estou certo que nem tudo que se promete faz (como aconteceu com esta junta), mas dá logo para ver pelo programa se os candidatos tiraram alguma coisa da cabecinha ou não.
Fiquei surpreso pelo Juan Papali ter exactamente a mesma maneira de ver as coisas como eu.

Cumprimentos do Zé.
a 19 de Setembro de 2009 às 14:23
Depois da ausencia de alguns dias de comentarios neste blog eis que volto para desgosto de alguns (felizmente poucos). Em relação ao último tema a comentário, queria deixar a minha opinião. Que propostas são conhecidas do candidato do ps? planeamento ambiental e urbanistico????? é isso que tem. Espero por mais para poder comentar.
Só se conhece um projecto a meia duzia de dias das eleições e não vejo pressa em apresentarem as suas propostas.
Hoje sem ser critico como de costume, deixo o meu abraço ao Dr. Magalhães que continua a ter uma excelente consideração por esta junta de freguesia, gosta mesmo muito de fazer campanha para a camara porque por S. Torcato dá como perdido (palavras dele) .
Viva os Torcatense de S. Torcato
TORCATENSE DE S.TORCATO a 21 de Setembro de 2009 às 10:06
Ena, ena, gostei desta ideia, comentar o que ainda não surgiu, o que se espera dos candidatos...

Ora, a minha grande aposta é que alguém vai voltar a prometer a famosa praia fluvial, quem eu não digo! Sairia muito decepcionado se assim não fosse! 18 anos a prometer o mesmo e agora alguém se esquecia dessa promessa?? Srs. candidatos, alguém agarre esta ideia, por favor ou eu fiacrei deveras desiludido, não costumo gostar muito de falhar prognósticos... Para além deste prognóstico, tenho a certeza que a festa da juventude vai continuar ainda que corramos o risco de deixar de existir música para a juventude e passar a existir, sei lá, uma Linda de Suza (que ontem até vi na sic), batidos de fruta em vez de cerveja e descidas rápidas em jeito de rafting pela tal praia fluvial em vez do downtown ! Corremos ainda o risco da reestruturação da Festa passar por fazermos rapel nas torres do Mosteiro ou slide do Mosteiro ao chorio , olhem que assim de repente até seria giro mas concerteza ultrapassaria muito o frágil orçamento da festa, ouvi dizer que fazer essas coisas ainda é carote ... Para cima de 30€ por pessoa, se considerarmos que estiveram cerca de 2000 pessoas na festa, só isto dará a módica quantia de... Olhem, não sei, façam vocês as contas... Mas acho que isso seria o orçamento da Junta para um ano!!! Lol ...

Acredito ainda que vão continuar os passeios dos idosos, desta vez, acho que alguém os vai levar mesmo à Madeira, ainda que 200 idosos a 700€ cada... Lá ia o orçamento de mais dois anos da junta de freguesia mas claro que ficávamos todos muito satisfeitos e até podia ser na semana da festa da juventude que assim o barulho do megaconcerto da linda de suza que até já nem podia vir por falta de verbas, não incomodaria ninguém e S.Torcato seria mesmo só juventude nesse fim de semana, lol!

Ai que isto não está fácil, já gastei o dinheiro de três anos em duas iniciativas... Bem, iria continuar ainda a festa de elevação de S.Torcato a Vila e aí poder-se-ia ir finalmente buscar a Linda de Suza que agora até faz a coisa por muito menos e tapar-se-ia os olhos ao pessoal por não tem vindo à Festa da Juventude devido à falta de verbas... Ora e em três anos e três meses, quase esgotei o orçamento por isso, sobrarão concerteza uns euritos para fazer o que de resto for preciso!!!

Será que eu ainda me posso candidatar a presidente da junta?? Isto afinal até parece fácil... Gasto em 4 meses o dinheiro de 4 anos e como depois já pouco se poderá fazer... Vou de FÉRIAS cá dentro, pois nada melhor do que aproveitar o que a nossa terra tem de bom... Um parque do lago com árvores centenárias que com sorte não me vão cair em cima, um lago verde onde se poderia muito bem fazer a tal cena do rafting , obstáculos não faltam e até tem uma ponte (podemos aproveitar, por lá mais duas ou três e realizar mais 10 euritos na festa da juventude), e finalmente, vou percorrer a tal rota dos moinhos e desvendá-los no meio de matas e canaviais pois ouvi dizer que é preciso ver muito bem e levar calçado todo o terreno para lá chegar...
Boa tarde a todos que mais eu não digo...

TORCATENSEATENTO a 21 de Setembro de 2009 às 11:48
Boa Tarde,

Desde ja, e como 1ª vez visitante deste blog, dar os meus parabens ao moderador deste espaço e enaltecer a sua grande visão e tambem destresa para todos os temas aqui postados.

Parece que tambem tenho de dar os meus sinceros parabens ao Sr. Bruno Fernandes por ter vindo aos cibernautas explicar os seus ptos de vista e tambem dissipar algumas duvidas (ainda tenho aquela do caixote), e aos restantes candidatos.

Eu sou um cidadão torcatense algo desatento e tenho por vezes dificuldades em ver mudanças. Estive 10 anos fora a estudar e quando cheguei cá estava tudo igual como estava quando eu tinha partido, de 2005 para cá tem havido algumas mudanças que ja demais tecladas por cá mas há algumas que talvez muitos não tenham falado e que talvez teria algum interesse em alterar(digo eu). E passo a citar algumas lacunas que tenho verificado:

- O mau estacionamento de certos cidadão em ruas que nem um carro passa pelo outro, quanto mais com outros la estacionados( porque S. Torcato tem estradas muito largas);
- Algumas estradas estreitas que as valetas tem quase 10cm de fundura e paralelos soltos (o que é fantastico para os pneus);
- Os senhores quando falam em campo pelado para o torcatense falam necessariamente o que??? ( localização, investimento, etc......)*
- etc (...)

*sobre este assunto acho que há muita coisa a dizer, falar com quem é "dono" de S. Torcato (para os mais desatentos dono dos terrenos em S. Torcato), Unir esforços criar parcerias, com construtores, com donos de terrenos envolventes, ou ceder aquele espaço em troca de outro mais nivelado e para ir ao encontro de todas as necessidades, acessos, bancada, campo relvado(aproveitando esta) ou sintetico, campo pelado, sede, fazer um espaço com lojas para que possa ter rentabilidade, etc.....
Não criar mais um plano roto como as bancadas que foram elaboradas no arnado

Mas nestes quatro anos houveram coisas inovadoras, e isto sim temos de aplaudir ao Senhor Presidente e aos seus.

Antes de acabar queria afirmar que o meu voto mais uma vez vai para o Senhor Presidente Bruno Fernandes que ao qual eu prezo bastante, quanto aos outros deixo o meu descontentamento pelo ps não colocar uma pessoa com mais capacidades e com um programa melhor, quanto á menina Ivone nada posso dizer pois tambem nada ouvi dizer ou nada li.

Sem mais me despeço.........
Saudações Torcatenses.............
torcatensedegema a 21 de Setembro de 2009 às 18:32
Olá amigos, estou de volta..

Simplesmente quero insistir que finalmente (em tantos anos) vejo s. Torcato como uma verdadeira vila..

Não sei como é que á 14 anos (salvo erro) esta velha aldeia tinha sido considerada como tal se não passava de uma aldeia que mal um parque para as crianças brincarem tinha.. Espaço jovem?? Que era isso?? Festa da Juventude?? Na .. Romaria Grande (que cada ano e menos grande porque infelizmente os "donos da terra querem ganha lo todo")..

Acho que está na hora de dar valor a quem o merece e deixar de ser ingratos!! E continuo a lançar o desafio aos mais curiosos ou aqueles que dispensaram 5 minutinhos do seu tempo a ler o meu comentário (aos quais agradeço): O desafio é irem á sede do CRCA (Já agora, dêem também valor a esta instituição que tanto dá á nossa vila) e lerem as várias tiragens do jornal Grito Livre de 1989 (se não me engano).. Isto é principalmente para aqueles que gostam de desvalorizar o que é feito.. VEJAM AS PROMESSAS.. CONTEM QUANTAS FORAM CUMPRIDAS ATÉ 2005!!! OLHEM EM REDOR:: VEJAM O QUE FELIZMENTE FOI CONSTRUÍDO DESDE 2005!!

Não vou dizer que nada foi feito antes de 2005.. Mas penso que é de dar valor a quem lutou para que depois de 2005, promessas que já tinham sido feitas á quase 20 anos foram finalmente concretizadas!!!

Não venham agora com falinhas mansas e cumprimentar me por tudo e por nada porque se até hoje era desconhecido, não é com um bacalhau que me vão comprar.. e também têm azar que eu não preciso de boleia .. SEI QUE OS TORCATENSES NÃO ANDAM A DORMIR!

Mais uma vez, PARABÉNS Sr. BRUNO FERNANDES, Tenho a maior confiança em si e na sua equipa.. O meu voto está entregue..

Grande abraço TORCATENSES VERDADEIROS contem sempre comigo
Viva la Vila Torcatense a 22 de Setembro de 2009 às 15:39
parabens juanpapali por este blog,storcato esta mesmo na moda.quero dar os parabens tambem aos intervinientes,uns mais moderados outros nem tanto,como jmn tambem sou socialista desde pequenino e como ele vou votar bruno fernandes,estou decepcionado com os candidatos que os senhores de guimaraes nos impigiram,nao posso votar num candidato que passou 8 anos a defender interesses proprios(acesso ao vivaparque)e que certamente no seu programa tera algo que lhe dê lucro como percursos pedonais limpezas das margens e dos montes,limpezas dos rios ou seja irá dizer que é ambientalista e colocar, iniciativas de acordo com o seu ramo de actividade,alias na inauguraçao da sede disse no seu discurso que se for eleito a 1ª iniciativa era limpar as pequenas silvas do antigo clube parque a escola primaria(storcato tem um candidato com visão).a nossa vila é importante demais para que se brinque com ela,vamos aguardar os programas eleitorais e verificar se tenho razão.pergunta para queijo:porque é que o candidato socialista depois de ter mudado a foto que foi vandalizada,voltou ele proprio a coloca-la?(ninguem me disse eu vi)já agora outra pergunta para queijo porque é que a esposa do candidato socialista esta na lista para a junta e assembleia municipal e não aparece na foto?quem me souber responder agradecia .um forte abraço e até já
torquato a 22 de Setembro de 2009 às 21:14
Olá amigos.
Confesso que depois da minha primeira intervenção, fiquei com o bichinho e todos os dias venho dar uma olhadela àquilo que por cá se passa. O tema da actualidade "Eleições" continua a ser abordado pelos intervenientes, quase todos, apontando no mesmo sentido, isto é, considerando o actual presidente da junta, Bruno Fernandes como sendo o melhor candidato e naturalmente o mais bem colocado para uma vitória no dia 11 de Outubro. Se depender de mim, pois ganha com certeza. É pena o debate não ser mais variado, pois permitiria realçar as virtudes e os defeitos dos 3 candidatos e eventualmente desfazer alguns equívocos, tornando transparentes e verdadeiros o carácter, o bairrismo e a qualidade do serviço prestado e a prestar à nossa terra. É evidente que a tendência das opiniões expressas evidenciam maioritàriamente um juízo favorável do actual presidente e a avaliar por elas Bruno Fernandes já ganhou. Mas cuidado? As vitórias ou derrotas obtem-se depois da contagem dos votos. Por isso eu digo que, para os que querem que Bruno Fernandes ganhe, devem confrontar e desafiar os seus opositores a mostrar, não a cara, porque a cara todos conhecem, mas as suas verdadeiras qualidades, carácter, intenções e sentido de liderança e de ligação às pessoas.
Para bem de S Torcato os Torcatenses saberão escolher.
Penso que vou ter troco. voltarei se fôr caso disso.
Bem hajam todos os Torcatenses
Jogador da Frente
jogador da frente a 22 de Setembro de 2009 às 23:19
Estou ansioso para que o Juan Papali lance a abertura dos questionários para colocarmos as nossas questões aos candidatos. Podemos perguntar tudo o que quisermos?Quem dera...

Abraços
Jose AD a 22 de Setembro de 2009 às 23:28
José AD,

Claro que podem perguntar "o que quiserem", dentro do bom senso é claro. Mas é preciso que os candidatos respondam...
Só estou mesmo à espera que os candidatos lancem os seus programas eleitorais oara começar com os questionários...Vou esperar até à proxima semana...

Até breve,
JP
Olá boa noite.
Juan, ontem mesmo po este vhora enviei um comentátio que não surgiu no blog, gostava de saber se existe algum problema?

cumpts
arrastafandinga2
arrastafandinga2 a 22 de Setembro de 2009 às 23:41
Boa noite sr "arrastafandinga2",

O problema é que decidi não aceitar o seu comentário.
Relembro que este blog foi criado para troca de opiniões e não para o enxovalho pessoal...Não quero de todo defender as pessoas visadas pois como podem ver, aceito os comentários com todo o tipo de opiniões, mas o que não posso permitir é que se entre no campo do ataque pessoal descontrolado. Acima de tudo tenho de prezar pela boa imagem deste blog (penso que tem sido boa) e não posso tolerar situações destas.
Já é a segunda vez que rejeito um comentário, e repito que é preciso muito para o fazer. Aceito todas as opiniões de um extremo a outro, mas desde que sejam CÍVICAS.
Espero que compreenda.
JP
informações confidenciais
procurar cenas
 
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
parvoíces mais comentadas
122 torcatenses já mandaram bitaites
98 torcatenses já mandaram bitaites
72 torcatenses já mandaram bitaites
60 torcatenses já mandaram bitaites
43 torcatenses já mandaram bitaites
38 torcatenses já mandaram bitaites
36 torcatenses já mandaram bitaites
35 torcatenses já mandaram bitaites
27 torcatenses já mandaram bitaites
26 torcatenses já mandaram bitaites
SAPO Blogs