A auscultar desde dois mil e tal.

 Olá a todos, especialmente a ti.

 

Se os votos em S.Torcato "mandassem" no país,  José Socrates ganhava por maioria absoluta.

O PS conquistou simplesmente mais do dobro da votação do PSD:

 

PS: 1081 votos

PSD: 518 votos

 

Um resultando arrasador do PS pois conquistou mais de 50% dos votos, ou seja, só o Partido Socialista teve mais votos que os outros todos juntos.

 

Na minha opinião, esta votação em S.Torcato teve um comportamento dito normal. O PS, normalmente ganha cá e exemplo disso foram as europeias em que o PSD a nível nacional foi vencedor e em S.Torcato perdeu. 

 

A excepção foram as autárquicas em 2005 em que o PSD de Bruno Fernandes e a sua equipa conquistaram a maioria absoluta. Mas para eleger o poder local a maioria vota (mais) nas pessoas do que no partido, pois num meio pequeno como o nosso, não se nota a diferença se uma medida é de esquerda ou direita. Em 2005 os votos migraram do PS para Bruno Fernandes. Em 2009, veremos se o PSD quebra a tendência que este ano o PS impôs em S.Torcato, duas eleições, duas vitórias socialistas.

 

 

Quanto à abstenção foi também mais baixa que os totais nacionais: 35,25% em S.Torcato, cerca de 38% a nível nacional. Mas 35,25 % de abstenção continua a ser, na minha opinião, um número mau, muito mau. Dos 3288 torcatenses inscritos, 1159 ficaram em casa (tirando uns 50 que estão fora).

 

Esperemos que no dia 11, menos fiquem em casa.

 

Para consultar na totalidade os resultados em S.Torcato, cliquem aqui (depois de abrir carregue em download no final da página)

 

Até breve,

JP

bitaite mandado por juanpapali às 17:23 | link do post
Olá a todos de novo,


Inseri há pouco uma inovação neste blog, simples mas útil.
Agora quando enviarem um comentário, já podem formatá-lo, ou seja, neste caso podem colocar as letras a negrito, itálico, sublinhar, etc. 


Penso que vos pode ajudar, há muita gente que gosta de se exprimir através destas formatações.


Ah, e podem inserir links em palavras. Por exemplo inseri um link aqui com o site da guimarães tv e outro: guimarães digital
Podem fazer o mesmo nas palavras que quiserem para isso basta:


1. Seleccionar a palavra que pretender colocar a ligação;
2. Carregam no menu de formatação no 6º botão que tem uma espécie de corrente e um coisinho verde;
3. Escrevem o site que pretendem ligar no campo URL, na caixinha que vai abrir;
4. Para terminar façam OK.


Fácil e útil.
Para além de informativo e de discussão este blog também se pode tornar didactico.
É interessante ver esta análise.

Numa autarquia com maioria absoluta do PSD vence o PS para as eleições do governo. Mas isso não me choca.

A 11 de Novembro penso que vai voltar a ganhar o PSD em S. Torcato mas para a Câmara os torcatenses vão votar António Magalhães.

cumprimentos
José António Carneiro,


Penso que queria referir-se às eleições autárquicas em 11 de Outubro e não 11 de Novembro como referiu.
Fica a retificação para não confundir os mais "aluados"


Até breve,
Juan Papali
Bom. Claro que sim.

Se não se retificar corre-se o risco de a taxa de abstenção ser ainda maior com as pessoas a deixarem para ir às urnas no dia de S. Martinho.

cump
Boa noite,
No rescaldo das eleições parecem-me haver algumas conclusões interessantes.
Comecemos a nivel nacional: esta vitória é fabulosa para o PS. É inacreditável como é que o Sócrates, depois de toda a contestação pública de várias classes (militares, professores, enfermeiros, função pública - lembremo-nos do regime de mobilidade dos funcionários das várias Direcções Gerais, dos alunos) de todos os escandalos como o diploma de Engenheiro, o Freeport, a TVI, depois de tudo isto, ainda ganha com maioria relativa.
Votei Sócrates porque considero que precisamos de estabilidade governativa e também porque não havia ninguém suficientemente bom para a substituição, apesar de pessoalmente tender do centro para a direita. Estas eleiçoes sao para mim resultado de uma fraca alternativa da oposição e não tanto do projecto de Sócrates (que era muito semelhante ao anterior). A MFL é mais técnica do que política e aí reside toda a diferença.
Analisando os resultados de S.Torcato, vejo que o PS teve maioria absoluta por uma pequeníssima margem - 50.78% (menos 6.33% do que em 2005). O PSD cresceu 2.5% e o CDS e BE cresceram na mesma proporção. Ora, afinal também se contesta o governo PS em São Torcato! Creio que para o poder local o PSD sairá vencedor tal como para a autarquia o PS terá nova maioria. Devo ter sido o primeiro a reflectir aqui sobre a diferença entre autáquicas e legislativas. Espero que os Torcatenses olhem para as equipas e não par a cor da bandeira.

Até lá.
Clandestino Pois a 30 de Setembro de 2009 às 00:11
Boa tarde a todo o universo do blogue. Os sentinelas como referi no meu anterior comentário não foi manifestamente o pior que se passou no dia 27, o que mais me incomodou foi ver um elemento da lista do ps por quem nutro uma enorme simpatia e admiração ao serviço dum cabeça de lista ps, que na melhor das hipoteses e em condições normais seria o 28º da lista do psd em S. Torcato. Sei que de tarde foi substituido pelo Sr. Araújo pelo que sei, mas esse papel não é para si, foi pouco prestigiante para a sua pessoa.
As pessoas no parque de estacionamente comentavam em surdina, "temos seguranças", "capangas", "o que era aquilo de me preseguir", enfim.... mediocre.
Viva os petiscos....
Viva os Torcatenses de S. Torcato
TORCATENSE DE S.TORCATO a 30 de Setembro de 2009 às 16:30
Boa tarde,


Sinceramente não estou a gostar do que vejo.
Sou apoiante (com o meu voto) de Bruno Fernandes e sua equipa mas não estou a gostar de ver o modo de agir dos restantes apoiantes que escrevem neste blog e no meu entender só prejudicam quem apoiam. Parece que quem está na oposição é o PSD se olharmos para os "ataques" ao líder do partido socialista, à pessoa X que bateu nas costas, que era sentinela, que mandava bocas, etc. Não acham que é dar importância a mais? Não acham que é atribuir demasiado protagonismo a quem vocês não querem que tenha? Má opção para fazer política, muito má. Fazem-me lembrar o CDS/PP e o PSD a nível nacional, não pelos sapatos de vela nem pelo cabelinho à fosga-se porque não sei se têm, mas pela única maneira de fazer política que é atacar os outros! Acordem, nós é que somos o poder! E que tal falar das boas coisas que se fez? Do que se faz melhor que o PS? Pensem nisso.


Vou-vos confidenciar uma coisa. Tenho um amigo que segue o blog e que me disse que é pouco informado, mas que estava a pensar votar em Bruno Fernandes. Há dias estive com ele e disse-me que "metia nojo" ver o modo de agir dos apoiantes de Bruno Fernandes no blog (e do próprio) e que até ia votar em branco.
Posto isto, acreditem em mim, parem de ser "masuquistas".
Jose AD a 30 de Setembro de 2009 às 17:37
boa-noite!
Caros torcatenses se neste momento "mete nojo" como alguém disse falar de politiquices nomeadamente os apoiantes de bruno fernandes...então nesta fase eleitoral que atravessa o nosso país vamos falar de quê?
Como torcatense interessa-me falar do futuro de S. Torcato e esse sem dúvida passa pela Junta de Freguesia! apenas manifestei o eu desagrado pela forma como alguns socialistas tentaram captar votos! nunca melindrar PS ou CDU, cujos candidatos sou amiga e respeito, no entanto não posso deixar de ver e analisar o que se passa no panorama da politica local.
"A política é uma delicada teia de aranha em que lutam inúmeras moscas mutiladas." (Alfred de Musset)
"A política... há muito tempo deixou de ser ciência do bom governo e, em vez disso, tornou-se arte da conquista e da conservação do poder."
(Luciano Bianciardi)

Mas, se não se deve ou pode falar em politica, falemos de outros assuntos...ouvi dizer que foram dados fundos para manter a rota dos moinhos limpa. Para onde foram esses fundos? como é que esta forma de património está ser dinamizada? Caso para perguntrar: - Onde pára o «Guito»?
Sabiam que existe na rota de S.torcato um moinho de cubo, dos poucos que existem na Europa...onde? alguém sabe?se alguém o vir com tanto mato que há á volta avisem tá!
abraço
olá! bom dia! li ontem o programa do PS e fique um pouco confuso!o Cardoso concorre pelo PS ou pelo Partido Ecologista os Verdes?!Ah! desculpem sou novo por cá vou apresentar-me, Janela indiscreta de S.Torcato ao dispor!
ora andei a passear pelo blog e vi uma certa breigeirada desnecessária!
Senhora quiçá futura dama fica-lhe muito mal entrar neste jogo de palavras! a verdadeira chapada dá-se de luva branca e assim devia se comportar, pois a meu ver as suas atitudes não são nada abonatórias a favor do seu ilustre, quiçá futuro presidente da junta!
ouvi dizer que o PS queria fazer o seu comicio no lugar do PSD! Isso era porreiro assim todos ouviam as propostas de ambos os partidos e no final quiça andavam à batatada!Por amor à santa...que falta de consciência!
outra alguém me esclarece...ouvi dizer que anda um membro da cachada, acho que é o pide de domingo (não tenho a certeza) armado em historiador/arqueólogo/estoriador, não sei bem o quê e que diz que há uma rota romana que passa atrás da cachada!isso é fixe...onde leu?em que fontes históricas se baseou!olha mais um josé hermano Saraiva!S.Torcato está a ficar famoso!
Acresento ainda a minha homenagem ao CRCA e ao SR.º Armando, pois julgo que nesta vila ainda ninguém lhes deu o devido valor!Parabéns pelo trabalho desenvolvido!
Ah!Saúdo a menina Ivone pela coragem que teve, grande mulher!se não votarem no Bruno ao menos votem nela!
Só me apatece cantar


Helicópteros no Céu PS


Capital Inicial (http://letras.terra.com.br/capital-inicial/)

Composição: Renato Russo



Passeando de helicóptero num deserto qualquer
Passar as férias na Sibéria quando o Natal vier
Comprar plutônio importado com cruzeiros na mão
Desviar o embaixador e assassinar um avião
Já me falaram muitas vezes, a voz do povo é a voz de Deus
Será que Deus é mudo?
Já estou vendo helicópteros no céu
Quando é que alguem vai resolver essa situação?
Quando é que alguem vai encontrar uma explicação?
Que seja feita pelo sangue e não pela razão
São helicópteros no céu
E o fogo seco do deserto me diz
Não quero aterrizar
E a poeira vai subir, vai colorir o céu
A borracha e o cimento vão ter gosto de mel
Pequenos monstros vão nascer, talvez nos dominar
Se a loucura virar moda, LSD no ar
Show de luxo na TV
Adolf Hitler não faria melhor
Hiroshima pra você
Já estou vendo helicópteros no céu


E por agora é só!
Obrigado um exelente dia!Ah!curto os comentários do arrastafadinda2...
janela indiscreta a 2 de Outubro de 2009 às 10:38
Olá muito boa tarde a todos!


De minha parte tenho que admitir que realmente é dar importância a mais, falar de assuntos que não deveriam ser conversa pois são tão ou mais insignificantes do que limpar os arbustos ao pé da Escola... Esta Vila é imensa demais para poluirmos as nossas mentes brilhantes com conversas de "palmadinhas" e seguranças e outros que tais mas, sinceramente... Que foi ridículo, lá isso foi... Também eu tive direito a aperto de mão e um sorriso largo que diga-se de passagem, transformou o meu dia num dia mais feliz (pois ainda me ri muito da situação). 


Adiante, que isto não interessa nada... O importante é S.Torcato e os Torcatenses e ainda não ouvi grande coisa sobre os famosos programas eleitorais sob os quais os candidatos se submetem ao julgamento do povo... "Cadê" as promessas? As canetas, t-shirts, sacos das compras, pins, réguas e artigos afins que tanto costumam aprimorar as campanhas eleitorais? "Cadê" os debates, entrevistas e caravanas? "Cadê" as equipas em campanha, os rádios e megafones aprimorados cantando a musiquinha do costume? (Será que este ano alguém vai usar aquela habitual do muda de vida se não vives satisfeito?) "Cadê" a campanha que ainda ninguém viu (quase) nada?


Pois, será por isso que se discutem pessoas e personalidades e desvios de mentalidade e simpatia?
Será porque pouco ou nada mais do que isso há para comentar até agora?
Onde está tudo? Onde estão todos? 


Pessoal arranjem lá qualquer coisa mais para a gente comentar se não ainda caímos no ridículo de esmiuçar demais as personalidades dos intervenientes e quem ganha em S.Torcato é mais uma vez a abstenção!


Muito boa tarde a todos que hoje mais eu não digo! 
TORCATENSEATENTO a 30 de Setembro de 2009 às 19:41
Respondendo ao Torcatense atento pela parte que me toca (e a que também não toca):


Ainda não tenho todos os programas para começar com os questionários, não fazia sentido colocar a não ser em simultâneo. 


Vocês poderão questionar os candidatos assim que os programas tiverem aqui colocados...também estou ansioso!


Ah, na sexta-feira (mais tardar segunda-feira), sai o Grito Livre com as entrevistas aos candidatos, com 4 perguntas iguais para todos - informação dada pelos responsáveis.


Quanto à propaganda, brindes, etc., penso que os partidos não tem orçamento para 15 dias seguidos de festa.


Em relação ao debate, já me tive a informar, e pelo que sei ainda não há nada em cima da mesa.


Até breve,
JP
Pronto,pronto vamos deixar as criticas.....


Vamos lançar um tema novo. Domingo, ora domingo temos festança...
Qual é que vamos acompanhar? Os das fêveras ao ar livre, ou os das fêveras em ambiente mais aconchegado? É que pelo que diz o instituto português de meteorologia, parece que vai chover e em altura de gripe, seja ela, A,B ou C não sei se não será melhor jogar pelo seguro!
Digam-me lá se souberem.O que é que promete o comício do Sr. Cardoso? E o do Dr. Bruno Fernandes?


Eu como já sei o que promete um deles (que afinal é sempre mais do mesmo), acho que vou ao outro, afinal o menu é o mesmo e eu só vou mesmo para comer. E caldo verde há? Sardinha assada e farinheira, também? Vou ver se poupo o jantar de domingo, afinal a vida está difícil.....
Não percebi muito bem essa do lanche ou seja isto deve querer dizer nada mais nada menos,que mais prioritário que limpar as silvas à beira da escola primária é dar de comer a quem tem fome, é que realmente eu ando com alguma fome mas de atitudes concretas e coerentes, formas de estar ou de pensar que dignifiquem esta minha vila.


Vou então deixar-vos com água na boca (Por causa das fêveras, claro) e esperar que os discursos que se começam a achar presidenciais sejam verdadeiramente voltados para os reais interesses da nossa freguesia!


Abraços à direita a todos....


Sempre ao vosso dispor:
Arrastafandinga2 (que o 1 tem trabalhado à esquerda e ainda não descobriu este blog)
arrastafandinga2 a 30 de Setembro de 2009 às 23:09
Bom dia, o funcionamento dum blogue tem como perssupostos a liberdade de escrita e de opiniões e é isso que faço neste blogue porque para isso se lutou no 25 de Abril. Não vou mudar a minha opinião porque pode ou não favorecer ou prejudicar 1 ou outro candidato à junta de freguesia. Posto isto reafirmo tudo que disse na minha ultima intervenção, que foi lastimavel o comportamento mais apropriado para um clube de caça e pesca do que para um acto eleitoral.
O sr. que disse que pelos comentários ou pseudo comentários neste blogue que um amigo  iria votar Bruno Fernandes e agora por isto vai votar em branco, desconfie pois ninguem com convicções ou certezas muda a sua intenção de voto por comentários num blogue e ainda para mais sem saber se quem os escreve o faz para arranjar pretextos de vitimização (ao estilo do cartaz pintado). Sou mais um vez "obrigado" a dizer que as pessoas em S. Torcato NÃO SÃO ESTUPIDASe como tal darão a resposta certa no local exacto.
Reparem bem, os multimilionários de S. Torcato (onde estão??) podem ficar descançados pois caso a lista candidata pelo PS vencer, terão um heliporto para os seus helicopeteros, sinceramente fiquei desapontado estava a espera dum sitio para aterrar o meu jacto particular, pois para o meu iate terei a praia fluvial (a tal prometida desde 1991!!!).

Viva os Torcatenses de S. Torcato
anónimo a 1 de Outubro de 2009 às 11:20

Exmo. Sr. Juan Papali , olhe que a crítica não era para si... 


Sei que o senhor se tem dado ao extraordinário trabalho de reunir toda a informação para que facilmente possamos acessar e comentar a partir do blogue, jamais criticaria aquilo que tem feito pois na realidade, o seu trabalho é como já referi exraordinário e digno de muito mas mesmo muito respeito. (E sei que como é óbvio, o blogue não é a sua vida!)


Era para os candidatos, eu pessoalmente já comentei imenso (potenciais programas eleitorais, chamemos-lhe assim) mas ainda não tive a oportunidade e o prazer de comentar nada em concreto, temos todos comentado especulações e observações, silvados e outros que tais, mas acho que o projecto para a freguesia terá que ir muito mais além do que historinhas e abracinhos ou sorrisinhos, silvados e arranjos urbanísticos...


Não se desconcerte comigo Juan Papali , que por si nutro enorme RESPEITO!  Nada tenho que lhe apontar a não ser "inveja" por saber que será talvez o Torcatense mais informado e esclarecido da Vila!


Só não concordo com aquela do orçamento! Nestas alturas, ainda que se atravesse uma verdadeira asfixia económica (a simples crise já não chega para denominar o clima que se vive), há sempre dinheiro para estas coisas!


Venha o Grito livre com as entrevistas e os programas para sensura (hihihihi)! Claro que nunca ninguém poderá agradar a Gregos e a Troianos mas a criatividade e espírito de iniciativa serão sem dúvida os pontos fulcrais desta campanha eleitoral!


P.S - Isto do negrito, itálico e sublinhado é mesmo fixe! Mais um ponto a abonar em seu favor!


Muito boa tarde a todos que ainda que queira muito nada mais tenho para dizer!
TORCATENSEATENTO a 1 de Outubro de 2009 às 12:08
Sr Torcatense Atento,


Eu não vi o seu comentário como uma crítica, nem nada que se pareça.
Só tentei responder ao seu desabafo e minimizar a sua ansiedade.


De facto sou (minimamente) informado, por isso querer ajudar às vossas dúvidas.
No momento que estou a escrever este comentário recebo a confirmação da chegada de mais um programa. Já tenho os 3. Logo à noite escreverei o post e disponibilizarei os programas e consequentemente a abertura dos questionários "esmiuçantes".


Até breve,
JP
por lapso onde aparece anonimo era comentário do TORCATENSE DE S.TORCATO e já agora aproveitava para lançar já um desafio ao Torcatense mais inteligente, que diga aqui neste blogue (voz publica de S. Torcato - tirando a malta das tileiras), onde estão os baldios de S. Torcato e se é que existem!!! onde se localizam e se souberem o sitio digam para ir merendar para lá.
Pelos vistos nesses baldios existe a ideia de se lanchar por lá e visto que no centro e arredores da Vila não é (o terreno tem sempre dono que pena...) talvez na pedra fina ou na fronteira com Gonça se arranje um parquezinho de merendas à maneira ou o heliporto.... claro.

Viva os Torcatenses de S. Torcato 
TORCATENSE DE S.TORCATO a 1 de Outubro de 2009 às 14:19
Exmo. Sr. Torcatense de S.Torcato ,


Por favor explique-me essa história do heliporto pois não estou a perceber... Acho que aqui há tempos alguém pedia para a nossa Vila o novo aeroporto que isso sim era à maneira, agora um heli ", UAU ... Andamos a progredir... Deverá ter sido ideia de um Sr. . que há tempos se casou e se viu desgraçado para aterrar o helicóptero, viagem esta que parece ter sido prenda de casamento de um afamado jogador de futebol, já viram que tal presente quase obriga a noiva a esperar pelo noivo? Que desgraça iria ser, mais uma noiva abandonada no altar.........
Ena, ena, realmente é disso que S.Torcato precisa, um heliporto, venha ele, afinal só temos um ringue de futebol e podemos aproveitar o heli nas horas vagas para fazer um campo de basquete , ou será que os cestos incomodam a aterragem dos imensos helicópteros que lá virão poisar? Já agora, se me permitem a pergunta, tirando os helicópteros para apagar incêndios, que esses eu gostava que nunca se aproximassem da Vila por razões óbvias, que helicópteros mais poderão pairar pelo céu de S.Torcato ? 
Cheira-me a actividades radicais, lol. Parece que na Régua se ganha imenso dinheiro com passeios de helicópteros para os turistas verem os vinhedos Dourienses, aqui, sempre se podem ver os tais baldios, e o lago, o Mosteiro e o cemitério... Talvez, colega luna (permita-me que a trate assim) se consiga ver o tal moinho em cubo ou de cubo que realmente não imagino onde fica (e também não sei onde para o "guito"!)


Mas conte-nos lá, e os baldios para as merendas? Acho que o Sr. Torcatense de S.Torcato sabe demais e não nos quer contar... Conte-nos amigo, conte... Afinal a criatividade está realmente a iluminar o lado esquerdo do cérebro de alguém e eu também quero dizer de minha justiça...


Por favor amigo Juan Papali, lance lá os programas que não consigo aguentar esta ansiedade e inveja, parece que anda tudo bem mais informado do que eu mas eu, também... Guardo a melhor e mais direita informação para o fim...


Boa tarde a todos que embora continue a querer muito, nada mais tenho para dizer!
TORCATENSEATENTO a 1 de Outubro de 2009 às 18:45
HELIPORTO? A MINHA ALMA ESTÁ PARVA!!!!!!!!!!!!!ISTO É O MUNDO DOS SONHOS OU O MUNDO REAL QUE VIVEMOS?!...PALHAÇADA AUTÊNTICA!JÁ TINHA COMPRADO O BARCO PARA A PRAIA FLUVIAL, AGORA VÃO-ME OBRIGAR A COMPRAR UM Helicóptero  EU ACHO QUE O PS NÃO SABE O QUE É ESSE OBJECTO. PARA AJUDAR OS MENOS EXCLARECIDOS  PASSO A EXPLICAR:
Helicóptero — do grego ἔλιξ hélix (espiral (http://pt.wikipedia.org/wiki/Espiral)) e πτέρυξ ptéryks (asa (http://pt.wikipedia.org/wiki/Asa)) — é uma aeronave (http://pt.wikipedia.org/wiki/Aeronave) de asas rotativas, mais pesada que o ar, propulsada por um ou mais rotores (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rotor) horizontais maiores (propulsores) que, quando girados pelo motor, criam sustentação e propulsão necessárias para o vôo (http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%B4o). Devido ao fato de as pás do rotor girarem em torno de um mastro, são classificados como aeronave de asa rotativa, o que os distingue das aeronaves de asa-fixa convencional (avião (http://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A3o)).!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Helic%C3%B3ptero (http://pt.wikipedia.org/wiki/Helic%C3%B3ptero)
É CASO PARA DIZER ACORDEM!
informações confidenciais
procurar cenas
 
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
parvoíces mais comentadas
122 torcatenses já mandaram bitaites
98 torcatenses já mandaram bitaites
72 torcatenses já mandaram bitaites
60 torcatenses já mandaram bitaites
43 torcatenses já mandaram bitaites
38 torcatenses já mandaram bitaites
36 torcatenses já mandaram bitaites
35 torcatenses já mandaram bitaites
27 torcatenses já mandaram bitaites
26 torcatenses já mandaram bitaites
SAPO Blogs