A auscultar desde dois mil e tal.

Olá a todos especialmente a ti.

 

Aceitando o repto lançado pelo JMN, parece-me uma boa ideia falarmos um pouco das associações/instituições que cá temos, que não são poucas, comparando com as outras freguesias.

Tocando neste assunto, não posso ficar calado. O associativismo diz-me muito. Se não fosse ele talvez este blog não existisse. Bom, toco nisso mais à frente.

Agora talvez seja melhor enumerar as associações torcatenses existentes:

 

- União Torcatense: Um clube de futebol marca sempre uma terra. É o desporto de eleição dos portugueses e em S.Torcato essa paixão não foge à regra. Um clube com alguma história que é um estandarte da vila. Sinceramente nos últimos anos não tenho acompanhado o União, mas com altos e baixos, lá vai levando o nome de S.Torcato além fronteiras. Aprecio a continuidade das camadas jovens e a inclusão de jogadores da terra na equipa sénior.

 

- ADCL: A maior parte dos torcatenses não faz ideia do que esta associação tem e o "poder" que tem no concelho. Para muitos é a Feira da Terra e pouco mais, mas o trabalho que a ADCL tem feito no campo social (apoio, formação, etc.) é algo fenomenal. São vários os profissionais inseridos em diferentes departamentos (educação e formação; infância e juventude; animação sócio-cultural; intervenção comunitária). Como disse, sei que a maioria dos torcatenses não tem noção do que a ADCL proporciona: será má divulgação da entidade ou as pessoas é que são mal informadas? Um  bom tema para discussão. Para mais informações sobre a ADCL podem consultar o respectivo site aqui

 

- Escuteiros: São uma tradição na maioria das freguesias portuguesas. Pelo que sei, o grupo de escuteiros de S.Torcato possui uma fanfarra, um grupo coral (?) e...sinceramente não estou muito por dentro. Penso não terem muitos problemas em termos de participação dos torcatenses. Mas com certeza muitos dos visitantes deste blog, sabem muito mais que eu e até podem ser membros da respectiva associação. A ideia é que nos completemos com as ideias e informações que cada um dará.

 

- Amigos da Boavista: Uma associação muito conhecida...na Boavista. Mas penso que foi para isso mesmo que foi criada: para envolver a população daquele bairro. A actividade mais sonante desta associação é a comemoração do S. João. Sei que também fazem mais actividades anuais, caminhadas, excursões, convívios (espero não estar a dizer asneiras). Fora essas actividades esporádicas, a associação através da sua sede, funciona (quase diariamente) como uma espécie de café.  Faz parte, na minha opinião, do bairro com as pessoas mais bairristas de S.Torcato (juntamente com a Corredoura). Mas pergunto eu: esse bairrismo é transparecido na associação? Quero com isto dizer que sendo das zonas mais bairristas, esta associação não deveria ser das mais dinamizadoras da vila, ou com mais actividades? Muitos "boavisteiros" ao longo dos anos vão fazendo parte de outras associações, como o CRCA (sempre teve muita gente da Boavista), e colaboram com outras actividades da vila (mais recentemente actividades da Junta), mas na minha opinião essa participação não é tão relevante no próprio bairro, ou seja, olhando aos dinamizadores habitantes a associação deveria ter outra projecção ao nível de outras da freguesia. Posso estar errado, mas é a ideia que tenho.

 

- Associações na Corredoura: O mesmo pensamento que tive para o lugar da Boavista, tenho-o a redobrar para a zona da Corredoura. Um dos bairros (ou talvez o bairro) com gente mais activa e dinamizadora penso que poderia se fazer representar com mais visibilidade a nível associativo. Não me estou a esquecer do Rancho da Corredoura, mas todos sabemos que é uma associação mais restringida ao nível de tradições, sem liberdade para outro tipo de iniciativas. Com o resurgimento das Marchas da Corredoura organizada por um grupo informal de torcatenses porque não dar o mote para a criação de mais uma associação naquele bairro? Não deve ser difícil.

 

- Comissão Fabriqueira: Desculpem a minha ignorância mas não sei qual as capacidades, objectivos, valências, desta associação. Sei que existe e tem alguma ligação com a igreja mas não sei o que faz. Com certeza muitos leitores sabem e podem explicar.

 

- Rancho de S.Torcato e Corredoura: Peço perdão aos que apreciam a rivalidade entre estes dois grupos mas decidi falar dos mesmos em conjunto. Por um lado para acabar com alguns vestigios de separação que teimam a perdurar e por outro lado pelo facto de serem associações idênticas. Ambas fazem do folclore a sua identidade, bem como dos costumes tradicionais (Festival do Linho e Festa das Colheitas, etc.). Estas associações são simplesmente responsáveis pela divulgação da vila de S.Torcato no estrangeiro (e não só). Sendo associações de tradicões nunca se pode exigir inovação da sua parte (ou será que se pode?). A nível de participação da comunidade parece-me razoável, repito, parece-me.

 

- Associações de Pais EB1 e EB2,3: Em relação a estas associações o meu conhecimento também é pouco. Imagino o que podem proporcionar (essencialmente a aproximação dos pais à escola) mas não quero falar muito do que não sei. Pelo que vejo, pelo menos a associação de pais da EB1 tem um funcionamento já com alguma envergadura, uma vez que possui funcionários e veículos. Quanto à associação da EB2,3 sei que já fez algum trabalho para dotar a escola de melhores condições físicas, bem como, a organização de colóquios e iniciativas com os pais. E mais não sei. 

 

- CRCA: Como à pouco referi o associativismo diz-me muito. Agora digo, graças ao CRCA. Pertenço a esta colectividade desde os 6 anos de idade e sou neste momento um dos directores desta associação com 35 anos de vida. Como na minha opinião me parece ser suspeito analisar o Centro, vou apenas enumerar as actividades que actualmente possui, deixando para vocês a análise da colectividade. Aqui vai: grupo de cavaquinhos "Flores da Primavera", fanfarra, equipa federada de bilhar, jornal da freguesia "Grito Livre", banda pop/rock "Vida Dupla", escola de concertinas, viola, cavaquinhos e trabalho artesanal em madeira. Uma das lutas é fazer renascer o teatro nesta associação. A nível de participação de jovens e crianças é considerada razoavelmente boa. A sede do CRCA tem na maioria dos dias da semana actividades a decorrer: desde ensaios, treinos e jogos da equipa de bilhar e no trabalho de preparação do jornal mensal Grito Livre. O resto deixo para vocês comentarem.

 

E pronto, penso não me estar a faltar mais nenhuma associação.

Tenho uma dúvida: ainda existe o chamado "grupo de jovens"? Eu penso que não, mas não tenho a certeza. Aqui há uns anos tinham um trabalho bastante visível.

 

Será que as associações existentes cumprem o seu papel da melhor maneira? Acham que deveriam existir mais associações ou as existentes dão conta do recado? A comunidade no geral envolve-se nas associações? O que as associações torcatenses devem proporcionar que até ao momento não tem proporcionado? Alguma associação que se destaca, pela positiva ou negativa, mais que as outras? As associações da vila tem os apoios necessários à sua manutenção e evolução?

 

Comentem, sugiram, sejam especialmente activos.

 

Até breve,

JP

 

Nota: Qualquer informação errada sobre estas associações é pura ignorância da minha parte. Escrevi este post sem efectuar qualquer tipo de estudo ou recolha de informações. Foi tudo tirado da minha cabeça pelo que me vai chegando aos ouvidos, sem preparação. Peço desculpa por alguma coisa mal dita, corrija-me quem souber mais que eu.

 

bitaite mandado por juanpapali às 01:11 | link do post
Boas a todos da comunidade. Estou a ver que depois de umas temporadas mais quentes muito por causa das eleições, as coisas estão muito paradas por estes lados.

Em relação às associações posso opinar sobre algumas mas não muito profundamente, apenas um comentário de "treinador de bancada", mas também é para isso que aqui estamos.

Os amigos da Boavista, são de facto uma associação bairrista mas penso que o intuito será mesmo esse, actividades mais centradas na população que está em torno desse lugar... Por isso talvez a visibilidade seja menos elevada para aqueles que vivem noutro lugares da vila.

Os escuteiros têm já uma longa tradição, penso que captam menos elementos mas isso é um mal de todas as associações, por muito que tentem inovar, os miúdos e adolescentes andam sempre "aborrecidos" e com interesses sempre contrários.

Posso também referir algo em relação ao Grupo de Jovens. De facto estiveram bastante activos, já fui um dos dinamizadores e sei que mesmo depois de eu sair as coisas estavam a rolar, mas de momento nao sei se ainda são "vivos"...
Durante largos anos realizaram-se inúmeras actividades ( festas do idoso, festa de natal, presépio, festas de Carnaval, peças de teatro nomeadamente aquela que retratava a vida de São Torcato, visitas a doentes e recolhas de alimentos), claro que sempre em colaboração com outras associações (ADCL, CRCA, Escuteiros, etc..). O grupo nunca se organizou como uma associação formal e juridicamente válida, chegou-se a pensar nisso mas nunca se avançou nessa direcção.

A ADCL é sem sobra de dúvida uma das grandes associações da freguesia, isto apesar de estar muito centrada em Guimarães em termos de serviços, algo que muito me entristece mas os locais disponíveis em São Torcato para se instalarem são quase inexistentes e por esse motivo tem as suas valências um tanto ou quanto dispersas...

Em termos de Comissão Fabriqueira, dei a achega da mesma pois por vezes em noticias de outras localidades vê-se que realizam diversas acções e possuem uma vida activa, o que no caso de São Torcato não me parece ter. Ou seja quase que não se sabe se temos ou não essa associação. Talvez a mesma esteja a gerir receitas para a renovação/cosntrução do Centro Paroquial.

De momento é esta a minha opinião... mais tarde pode surgir mais algo.

Cpts

Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves a 19 de Outubro de 2009 às 14:39
Boas pessoal… Primeiramente quero novamente felicitar o nosso amigo Juan pelo seu trabalho neste blog...  e não só! És grande Juan!
Apresento-me como membro do CRCA, exercendo funções no seu corpo directivo. Desculpem-me mas vou apenas evidenciar o CRCA, não descredibilizando as restantes associações em S. Torcato. A meu ver, o Associativismo, ao contrário de alguns anos atrás, está a tender para se tornar cada vez mais relevante na n/ sociedade. Enquanto pessoa, cresci muito neste meio. Após a minha inclusão no seio desta Associação nunca mais quebrei laços. Vejo o associativismo importante para todas as pessoas de todas as idades. Exemplo disso há que realçar e credibilizar o trabalho do nosso conhecido 'Chefe Armando', o presidente do CRCA. Este senhor, há mais de meio século que continua a ‘liderar’ o associativismo e a juventude em S.Torcato. Sou suspeito, mas atrevo-me a dizer que esta Associação tem sido das mais dinamizadoras que S.Torcato possui. Exemplos não faltam…! Com o ano 2010 aí à porta, o CRCA congratula “35 Anos ao Encontro da Cultura”. Actualmente vivemos dos melhores momentos da sua história. Incluindo as décadas de finais de 70 e a dos anos 80, o CRCA está bem Vivo.
Para finalizar, agradeço o empenho demonstrado a todos os intervenientes de  todas as Associações torcatenses em especial o CRCA.
Abraços
SS
SS a 19 de Outubro de 2009 às 15:42
Parabéns pelo comentário acerca dessa grande colectividade que é o CRCA!!  sou um elemento assíduo dessa colectividade e nunca vi por la um tal de "Juan Papali" mas devo tar a fazer confusão... tendo ou nao visto tal figura, tenho a dizer que o centro esta a começar a voltar aos seus velhos tempos de glória.. como referista Papali o próximo objectivo é o TEATRO do CRCA. mas esse projecto está a começar a ganhar forma!!  e Papali espero que te informes melhor acerca das associações de S.Torcato!  E até penso que falta uma associação que provavelmente se vhama "os amigos da cachada"    mas acima de tudo peço que toda a gente (principalmente a junta) apoie estas associações ( ja fizeram um grande trabalho na sede do CRCA)!
            Abraço!! Parabens Juan papali!
CRCA 4ever a 19 de Outubro de 2009 às 22:01

Gosto particularmente deste desafio. É bom saber o que temos. Dentro do que já li aqui gostaria de acrescentar outras instituições a algumas notas sobre alguns grupos, associações e movimentos: A Irmandade de S. Torcato foi instituída em 1693 por régia provisão de D. Afonso VI. Em 1806 os estatutos são reformados e aprovados por D. Afonso IV. Em 1811fica isenta de jurisdição paroquial. A Casa do Povo foi fundada em 1910 e tem sido um motor sócio-cultural e desportivo. A ele deve-se a organização da Feira Franca dos 27. O Grupo Desportivo União Torcatense foi fundado no ano de 1928. No palmarés merece especial relevo o título de Campeão da I Divisão da AF Braga, em 1996/1997. Em 2002/2003 venceu a Taça da AF Braga; em 2003/2004 sagrou-se Campeão da Série B da Divisão de Honra e em 2004/2005 conseguiu o 2º lugar da Série A da III Divisão e por conseguinte a subida à II Divisão B dos escalões nacionais. O CRCA foi fundado em 1975 e oficializado como colectividade com estatutos em 1977. Desenvolve, desde as origens, várias actividades: música (fanfarra desde 1977 e Grupo de Cavaquinhos “Flores da Primavera” desde 1995), dança, teatro, cursos temáticos. Publica mensalmente o jornal “Grito Livre”. Todavia, neste capítulo de associativismo poderá falar-se também dos diversos Movimentos Paroquiais que a vila possiu. São uma realidade e envolvem também muitas pessoas. Nestes merecem destaque o Conselho Pastoral e o Conselho Económico, a Liam, a Legião de Maria, a Conferência Vicentina; o Movimento da Mensagem de Fátima. Também há confrarias: da Senhora, do Senhor e do Santíssimo Sacramento.


José António Carneiro

bom dia,

caro Sr. Carneiro, não é bonito dar "marradas" na historia do país que os meus antepassados fundaram da forma que o Sr. fez neste post.
 
Para começar chamou-me a atenção o facto de o D. Afonso VI ter reinado antes do D. Afonso IV, facto que era geneologicamente impossível de ter acontecido!

Depois, após uma breve pesquisa, verifiquei que quem reinou em 1693 foi de facto o Rei D. Pedro I.
E por sua vez, quem reinou em 1806 foi a Rainha D. Maria I.

Conclusão, dada a falta de rigor é impossível situar cronologicamente os factos ocorridos na Irmandade de S. Torcato!

Saudações Reais.
monarquico a 27 de Outubro de 2009 às 11:08
Caro monarquico

Agradeço e aceito as emendas. De momento não tenho elementos para as corroborar. Mas parece-me ter razão.

Logo que me seja possível farei as devidas correções.

Grato pela precisão ...

 

 


Então pessoal? Onde anda todo mundo!?


 


Análise às Associações


Na minha perspectiva, cada uma à sua maneira, todas elas dão um contributo valioso à Vila de S.Torcato.


CRCA


Começo por me referir ao CRCA, uma das colectividades que eu conheço muito bem, pois já a frequento desde a sua fundação e quanto a mim, (e é só a minha opinião) considero que, em termos de associativismo e socialização, ao longo destes anos todos, é a que mais se destaca, porque ao longo da sua existência sempre teve uma grande variedade de actividades para oferecer aos seus frequentadores. Pelo que sei, estão na disposição de reactivar o teatro, o que pessoalmente muito me satisfaz, pois eu próprio participei em várias peças de teatro, que nuns tempos mais longínquos lá se representavam. Aliás, eu sinto que a colectividade está a rejuvenescer com toda a força, o que será muito bom para S.Torcato. Por tudo que acabo de dizer, sobre o CRCA, só posso concluir que é uma associação que faz muito jeito na Vila de S.Torcato.


Não poderia terminar a minha apreciação ao CRCA, sem deixar uma palavra de apreço ao “velho” Sr. Armando, um homem que tem dedicado uma grande parte da sua vida a esta colectividade, “comendo” muitas vezes “o pão que o diabo amassou”. Por isso lhe deixo aqui o meu apreço e gratidão.


Saudações para todos


 

JMN a 20 de Outubro de 2009 às 23:30

Torcatense


Falar do Torcatense, é falar essencialmente de um clube de futebol, mas na minha perspectiva também tem grande utilidade, principalmente na divulgação do nome de S.Torcato. Embora não tenha outras modalidades senão o futebol, é sabido que, a maioria dos torcatenses, mesmo aqueles (suponho eu) que não gostam de futebol, iriam ficar muito desgostosos, se um dia o clube tivesse que encerrar as portas.


Curiosamente, (ou não) também participei, como jogador, no reaparecimento do União Torcatense em 1977, (ou 1978, por favor corrija-me quem souber) pois como a maioria dos torcatenses sabem, o clube esteve uns anos inactivo.


O que mais me apraz salientar, é, nestes últimos anos o clube ter apostado nas camadas jovens, podendo na minha óptica, a breve prazo, formar uma equipa maioritariamente com jovens de S.Torcato.


Queria deixar aqui a minha homenagem, às várias direcções que têm passado pelo clube, pois sei muito bem que não é uma tarefa nada fácil e que muitas vezes não lhes é dado o devido valor.


Saudações para todos

JMN a 20 de Outubro de 2009 às 23:32

Amigos da Boavista


É realmente um caso de sucesso na…Boavista. Como diz o Sr. Sérgio, é uma associação mais voltada para as gentes da Boavista e não sei até que ponto poderia ser alargada a toda a comunidade de S.Torcato. Só quem vive por dentro daquela colectividade, é que pode descrever o quanto ela é importante para os moradores da Boavista. É verdade, que as gentes da Boavista são bairristas, (mas quem não o é?) mas, como Juan Papali frisou e muito bem, é um povo que está sempre disponível a ajudar sempre que solicitado.


Sem querer (ou sim) puxar a brasa para a minha sardinha, na minha perspectiva não haverá povo mais (poderá haver igual) solidário e amigo do que o da Boavista.


E…mais não digo…por agora.


Saudações para todos


 

JMN a 20 de Outubro de 2009 às 23:34

ADCL


Embora eu não tenha um conhecimento muito profundo desta associação, para mim é a mais importante em termos de solidariedade, apoio domiciliário e essencialmente formação. Penso que S.Torcato já não dispensaria uma associação com tal envergadura.


 


Escuteiros


Nunca fui escuteiro, mas, tenho uma grande admiração por quem o é. Considero que os escuteiros são um meio importante de, educação, sociocultural e aprendizagem de conviver em grupo. Pelo que transparece, desde que eu me lembre, os escuteiros nunca tiveram problemas de falta de elementos, sinal que é um lugar óptimo para se estar.


 


Nota: numa próxima farei uma breve apreciação a outras associações.


Saudações para todos   

JMN a 20 de Outubro de 2009 às 23:35

Bom dia
Bem haja a este Sr Jose Antonio Cardoso. Este sim realmente sabe....Vejam só a pesquisa ou o cerebro que ele tem para saber todas estas datas e todas estas coisas. Sim senhor os meus parabéns, bons progressos temos tido... Por favor poupem-nos... Daqui a pouco estamos aqui a falar de seminários e de que é preciso rapazes da nossa freguesia para irem para lá estudar.
Acho que de facto a associação que devemos dar mais relevancia é o CRCA. Foi sempre uma associação que sobreviveu sozinha, sem ajuda de ninguem.Vejam só a união que existe entre os membros desta!. Pois o mesmo não se consegue verificar nas "outras". È bonito ver-se aquelas pessoas que fazem parte da fanfarra que a troco de nada se esforçam por aquilo.Eu digo a troco de nada, porque a nossa freguesia não lhes dá o devido valor.Porquê que são sempre os escuteiros que fazem parte das procissões? Porquê que no minimo não é uma vez cada um? Vamos todos fazer alguma coisa po eles. Vamos tentar que o CRCA volte a ser o que era antigamente. Sei lá fazer por exemplo sócios para podermos angariar alguns valores. Bem, não sei. Fica a minha opinião.
Abraços,
Gato
gato a 21 de Outubro de 2009 às 12:06
É Carneiro e não Cardoso...
Cpts
Sérgio Gonçalves a 21 de Outubro de 2009 às 22:53
Ena pá, isso ainda é tudo "ressabianço"?
O pessoal ainda vê Cardoso em tudo e realmente a única semelhança entre Cardoso e Carneiro é o C, o A, o R do início e o O do fim! LOL


Cumprimentos
TORCATENSEATENTO a 22 de Outubro de 2009 às 20:45
Olá Sr. Gato. Não percebo essa sua reacção.
Não sou cérebro mas tenho-o ao contrário de outros. Devo dizer-lhe que nos meus tempos livres gosto de estudar história. Escrevi inclusivamente uma monografia sobre S. Torcato . Aliás foi a partir dela que se colocou na página da Junta de Freguesia algumas informações históricas.
Não percebo mesmo esse tom. Ou então se calhar até percebo. Frisei alguns movimentos ligados à Igreja que quer queira ou não em S. Torcato tem uma relevância fundamental. Se não acredita retire à vila o corpo do santo e o santuário e verá o que temos, infelizmente !
[Error: Irreparable invalid markup ('<p [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Olá Sr. Gato. Não percebo essa sua reacção.
Não sou cérebro mas tenho-o ao contrário de outros. Devo dizer-lhe que nos meus tempos livres gosto de estudar história. Escrevi inclusivamente uma monografia sobre S. Torcato . Aliás foi a partir dela que se colocou na página da Junta de Freguesia algumas informações históricas.
Não percebo mesmo esse tom. Ou então se calhar até percebo. Frisei alguns movimentos ligados à Igreja que quer queira ou não em S. Torcato tem uma relevância fundamental. Se não acredita retire à vila o corpo do santo e o santuário e verá o que temos, infelizmente !
<P class=incorrect name="incorrect" <a>Quanto</A> ao ter rapazes no Seminário deixe-me dizer-lhe que sou um dos dois que actualmente estão a caminho de ser padre. Sou diácono e sou feliz.  E em S. Torcato há muita gente feliz com isso. Não me importa se é o seu caso.</P>
Mas se quiser podereos falr disto noutra altura. Coloco-me ao seu dispôr já que sabe quem eu sou ao contrário de si que não se identiica.
Um abrço
Bom dia .
Ao contrário do que pensa. Tenho conhecimento do levantamento que fez sobre S.Torcato.
Em relação ao falar das associações da Igreja! Digo-lhe que não tenho nada contra. Mas guarde esse bom senso para si. De pessoas com bom senso está o mundo cheio... Hajam atitudes, mostre realmente o que pretende. Já agora uma questão ainda está na fase de Diácono? Não acha que é muito tempo nessa "posição"?
Está a Freguesia há mais de 1 ano à espera da sua grande revelação e o Sr Diácono não se manifesta?

E já agora não puxe muito por mim. Obrigada.
GATO

Sr. Gato

Gostaria mesmo de o conhecer pessoalmente. Coloco-me ao dispor para falar consigo. Sobre o que quiser: sobre mim, sobre si, sobre associações, sobre s. torcato e o que mais quiser.

Sim sou diácono da Igreja Arquidiocesana de Braga. E depois? Não se preocupe com as minhas revlações. Preocupe-se antes consigo. E ganhe coragem de dar a cara. Não percebo o anonimato.

Fique bem
respeitosamente

Parece que ficou incomodado!..
Foi uma mera pergunta....É que faço parte de uma modalidade que estava convidado a participar na sua festa e até agora como não se realizou, estou preocupado...
Abraços, respeitosos.
GATO
Olá sr.Gato . Quem se julga para achar que me incomoda. A única coisa que me incomoda de si é a falta de coragem para assumir quem é, escondendo-se no anonimato.
Fico, contudo, grato pela sua preocupação e para o deixar tranquilo devo dizer-lhe que estou muito bem. Logo que marque a minha ordenação sacerdotal, com o mesmo gosto de sempre, convidarei - não a si que não sei quem é - mas à "modalidade" à qual faz parte. E aguardo a sua presença.
Já agora fique sabendo que a minha nova missão pastoral passa por Águeda, em Aveiro.
pode encontrar mais informações - se quiser saber de mim já que está assim tão preocupado - no meu blogue em www.caritasdei.blogspot.com
sempre ao seu dispor e aguardando conhecê-lo pessoalmente

diácono josé antónio carneiro
Ei, alguém me explica o que é uma "modalidade" convidada para alguma coisa?
E já agora, alguém me explica o que se passa entre o Sr. José António (respeitosamente aclamado como diácono) o e o Sr. gato?
Ao que me parece o sr. diácono está a ser "esbofeteado" e por aquilo que sei não deveria responder, deveria dar o outro lado da face, hihihihihihihihi, não é isso que a Igreja Católica defende?
Por falar em Igreja Católica, a Internet não é um dos novos pecados "inventados" por um cardeal em Roma perante o Santo Padre? (Com todo o respeito mas total desacordo!!!)
Ai que já não estou a perceber nada... Os Sr Padres (ou aspirantes a...) podem ter Blog??? Isso não é pecado??? Concerteza que agora até já poderão, o Santo Padre até já está mais moderno... Vai aceitar Sacerdotes casados e tudo!!!


Realmente há muito que ouvia falar da ordenação de um padre em S.Torcato que nunca aconteceu mas realmente isso deverá ser uma decisão difícil de tomar e que condicionará a vida de alguém para sempre... Não sei se esses serão os motivos!


Muito boa tarde!
TORCATENSEATENTO a 27 de Outubro de 2009 às 13:00
Tem razão Toractense atento. Eu queria escrever colectividade.Mas realmente pratica-se uma modalidade interessante. Obrigada.
Cumpts,
gato

Ola trocatense atento.
Se quiser poderemos falar pessoalmente de todas essas coisas. De "novos pecados" de padres ou diáconos com blogues (malditos pecadores).
Chamem retrogada à Igreja, mas assumam muita da ignorância religiosa que abunda na cabeça de tantas pessoas... 
Ah quem falou em "modalidade" foi o Gato. Também não sei o que é isso.
cumprimentos
Olá Sr Carneiro.
Realmente tem razão, enganei-me mas já tinha corrigido. Não está atento!...
Ouça só lhe vou dizer mais uma coisinha. O POVO ESTÀ A CAIR-LHE EM CIMA. Aconcelho a limitar-se à sua insignificancia e virar-se para Àgueda/Aveiro.Aì pelo menos ninguem o conhece.
Cumpts,
GATO

boas

não sabia que te preocupavas tanto comigo e com aquilo quer o povo diz. Agradeço.
cumprimentos a todos.
foi um prazer conhecer-vos.

infelizmente terei menos tempo para passar por aqui a partir de hoje.
josé antónio carneiro a 28 de Outubro de 2009 às 10:21
Para alem de tudo, tambem é malcriado. Aprenda a dobrar a lingua, que eu tambem a dobro. Tenho idade quase para ser seu pai e nunca em situaçaõ alguma o tratei por TU.Acho que para alem de aprofundar mais os seus conhecimentos de história, tambem precisa de aprofundar as boas maneiras.
Adeus
Gato
Estava o sr. muito preocupado com a "modalidade" e escreve trocatense?..Vai ver foi uma descoberta que o Sr. fez na sua pesquisa. Afinal o Santo é Trocato...
Veja foi mais uma falha de sua parte. Digo mais uma porque já tinha lido numa outra altura outra falha muito grave quando andou empenhado a fazer o levantamento do artigo. " O santo foi decapitado".Foi uma grande novidade...Porque sou bem mais velho que o Senhor e nunca vi o Santo sem cabeça. Ganhe juizinho que já tem idade para isso.

Cumpts
Gato


 
Ora muito boa tarde a todos, há uns dias que não escrevo mas não por falta de vontade, simplesmente por falta de mais conhecimento para "postar" dentro da temática em análise, ora, considerando que não estou minimamente a par de datas e muito menos de reinados para opinar sobre as nossas associações, vou deixar aquela que é apenas uma opinião pessoal (sem fundamento científico) e que como tal vale o que vale...


Ora Torcatense ... O Torcatense é um clube de futebol e como tal destacar-se-à concerteza mais na vertente desportiva, de qualquer forma considero de real interesse e utilidade pública a criação de camadas jovens, numa sociedade cada dia mais materialista e individualista é importante que haja resposta na freguesia à crescente necessidade dos jovens adquirirem valores de partilha, solidariedade e trabalho em equipa e o futebol e na minha óptica uma iniciativa que prevê precisamente o desenvolvimento deste tipo de valor, desta forma parece-me cada dia mais importante a tal criação do campo de treinos pelado, diria até que é crucial para a nossa juventude a criação do mesmo... Em relação à equipa sénior, boa sorte para eles que desconheço totalmente a sua composição, acho que já não vejo um jogo desde o tempo do Séninho ... Estou envergonhado pois o Seninho até já se "reformou" do futebol e tudo... 
Mas adiante, CRCA... Ora o Centro Recreativo Cultural e Artístico é uma colectividade que como alguém dizia anteriormente, tem lutado incessantemente e muito na pessoa do digníssimo Sr. Armando, pela manutenção, digamos assim, das portas abertas, dá-me a sensação, e como disse é apenas opinião, que agora começa a renascer com a equipa de bilhar e outras actividades. Sei porque os vejo sempre por alturas da Romaria Grande que a fanfarra continua a integrar elementos há imensos anos, que continuam a tocar pelas ruas da freguesia como se não houvesse amanhã... O Sr. Armando é realmente GRANDE! Suscita paixões através da dificuldade! Incrível, parabéns... 1000 vezes parabéns. Soube que a junta de freguesia tem nestes últimos tempos tentado ajudar nas instalações (uma obrazita aqui, uma ajudazita acolá...), acho que fazem muito bem, o CRCA merecia muito mais destaque do que o que tem na freguesia. Já agora deixo o desafio de oferecer ao Sr. Armando a medalha de mérito da vila, este HOMEM realmente merece que o seu trabalho seja muito mais reconhecido. Já agora, fiquei felicíssimo com o carro de homenagem ao CRCA na Marcha da Corredoura fez jus ao bom nome da instituição e realmente ficou muito bem entre a Homenagem a Afonso Henriques e ao Mosteiro!


Por agora fico por aqui, mais tarde continuarei!


Post Script - Amigo JMN se o seu Ego cresceu com as minhas palavras fico muito satisfeito pois a intenção era mesmo valorizar a forma como o Sr. escreve! Os cursos EFA foram criados para pessoas como o Sr. que querem continuar a aprender muitas vezes apenas por valorização pessoal! Admiro-o, acredite. Não é fácil estudar quando já esquecemos muita coisa mas mais difícil ainda é abdicar de coisas que se calhar gostamos muito de fazer no final de um dia de trabalho! Continue e boa sorte na conclusão do seu Curso!
TORCATENSEATENTO a 21 de Outubro de 2009 às 13:57
informações confidenciais
procurar cenas
 
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
parvoíces mais comentadas
122 torcatenses já mandaram bitaites
98 torcatenses já mandaram bitaites
72 torcatenses já mandaram bitaites
60 torcatenses já mandaram bitaites
43 torcatenses já mandaram bitaites
38 torcatenses já mandaram bitaites
36 torcatenses já mandaram bitaites
35 torcatenses já mandaram bitaites
27 torcatenses já mandaram bitaites
26 torcatenses já mandaram bitaites
blogs SAPO