A auscultar desde dois mil e tal.

 

Olá a todos, especialmente a ti!

Ao que parece no passado dia 21 de Junho fez 14 anos que S.Torcato adquiriu o estatuto de vila.

Tive muitas horas a pensar nisso para chegar a uma conclusão: era escusado ter pensado tanto! Não é que a vila não mereça que pensem nela, porque até merece. Aliás, nas últimas semanas parece que têm pensado (falado) muito nela na imprensa nacional. Sim é verdade, na imprensa nacional! Li um artigo de opinião num dado jornal que não interessa dizer qual (foi no JN) que falava muito da vila de S.Torcato, bem mal até. Não me apetece discutir opiniões atrasadas! “Ei o gajo está a chamar atrasado ao cronista”, dizem vocês boquiabertos. Não, não estou. É uma opinião atrasada porque tenho a impressão que há uns anos foi escrito um artigo, pelo mesmo autor, na mesma rubrica, a dizer exactamente o mesmo. Cá para mim acho foi um erro de paginação dos editores do dito jornal. Ou talvez o autor seja um homem de ideias fixas...mas que era escusado escrever o mesmo duas vezes, era. E apanhando pessoas atentas...

Mudando de assunto mas falando do mesmo, da nossa vila que é chavala. Sim porque com 14 anos é uma mera adolescente na idade da puberdade. Está na idade da maluqueira, de novas experiências, novas sensações, novos projectos (não faltam). Está na idade de arranjar namorados e parece que não faltam pretendentes de várias cores, mas parece que só escolhe o namorado lá para Outubro (ou fica com o mesmo ou muda). A cachopa (como diz o meu avô) está na dita “idade do armário”...a comprovar isso mesmo é o valente armário que temos no centro da vila (tenho todo o respeito pelo mentores dessa obra e estão de parabéns pelo contributo no desenvolvimento estrutural da vila mas que não foram felizes com a arquitectura da mesma, lá isso não foram...). Mas lá está, faz parte da adolescência...fazer as coisas sem pensar muito bem..já dizia a minha mãe: “depois queixas-te”.

Nesta idade, é preciso andar em cima deles (chavalos), para ver se não arranjam más companhias ou namorados que os desencaminhem.

No caso da chavala pode depender do que arranjar em Outubro.

 

 

chavala

s. f. Gír. Adolescente do sexo feminino, quando bonita; miúda, jovem

 

 

bitaite mandado por juanpapali às 18:09 | link do post
sinto-me: jovem
Dizer que o lar de idosos é um armário é ser amigo.

É um autêntico mostrengo!
ze a 8 de Julho de 2009 às 17:18
Olá, também, em especial para ti.
Desde já quero-te dar os parabéns pela cara tão lavadinha e bonitinha deste blog!
Mostra que tens bom gosto!
O que escreves, acho muito interessante e bastante promissor tanto para ti como para a pequena chavala que cresce "a olhos vistos"!
Disses-te que só escreves se te pedirem... Pois bem, peço-te que o faças pois tenho seguido todas a tuas rubricas e sou completamente fascinada por elas.
Espero que atendas ao meu pedido!
Assim aguardo.
Guanita Monteiro a 8 de Julho de 2009 às 20:29
Olá, em especial para ti!

Engraçado ter recebido hoje um email sobre este novo blog S.Torcato, pois como passei o dia a gabar a minha terra e a inumerar as suas mais valiass, vejo que tem mais uma, um blogue para divulgar esta linda terra! Parabéns, espero que nao me desiludas.

Aguardo novos comentarios.

Até breve.
Alguem a 10 de Julho de 2009 às 22:25
Foi com grande surpresa e curiosidade que me deparei, no decorrer de uma pesquisa num motor de busca, com o blog deste ilustre desconhecido. Fico contente com a iniciativa e até prometo visitas regulares.
Desconheço a tal cronica do JN. Após ler o post constatei que nao há nada online que ateste o que o autor escreveu. Assim, peço para que, num futuro post, indique onde se pode ler a tal infame critica à Nossa Terra.
De resto, aprecio negativamente a critica à arquitectura do futuro Centro Social. Isto porque desconheço os conhecimentos do autor do blog e porque nao me parece haver mais nenhuma solução para a construção do tal equipamento naquele local. Note-se que foi um local "oferecido" para o efeito. Se alguem disponibilizasse outro com maior área, com certeza se poderia fazer algo mais eloquente. No entanto, no que me diz respeito, parece-me que estaremos sempre melhor no final.
cumprimentos Torcatenses.
Clandestino a 13 de Julho de 2009 às 00:17
Olá pessoal, é a primeira vez que estou a escrever para este blog (fui informado da existência dele através de um amigo) e as minhas primeiras palavras são para saudar todos quantos nele participam, em especial o Juan Papali, pois considero que o blog tem boa estética (confesso que eu não faria melhor) e por nos dar a possibilidade de podermos dar a nossa opinião, sobre diversos assuntos que se vão passando na nossa (querida) Vila.
Como já entro um pouco fora de tempo, vou fazer uma pequena abordagem aos vários posts já publicados.
Em relação ao 14º aniversário da Vila, festejado no dia 21 de Junho, na minha opinião não foi apenas mais um aniversário, mas também uma boa dose de campanha eleitoral, mas… isso é normal não é? Como se costuma dizer - cada um puxa a brasa para a sua sardinha – e faz muito bem…digo eu.
Com respeito ao artigo do “tal fulano”, eu considero que foi um desrespeito ao povo de S.Torcato, subscrevendo eu, todos os comentários que foram feitos ao mesmo e a minha vontade era dar uma boa (mas mesmo boa) achega ao “fulano” mas como não posso, nem é para isso que eu aqui estou, fico-me por aqui.
Era bom que esse senhor fosse informado da existência deste blog e que lhe desse uma espreitadela para ficar a saber como os torcatenses ficaram a “gostar” dele e que não tivesse a infeliz ideia de repetir (será que não vai haver duas sem três?).
Quanto ao ter bom senso nos comentários, é normal que tenhamos, mas situações destas, que ferem o orgulho de um povo, tiram-nos do sério e por vezes excedemo-nos e com certeza foi isso que aconteceu com o sr. “Jaquinzinho” que devia “descascar” forte e feio no homem.

Saudações para todos.
JMN a 25 de Julho de 2009 às 19:21
Muito boa tarde! Apesar de já saber da existência deste blog só decidi hoje escrever, e desde já como torcatense deixo os meus parabéns pelo excelente blog e agradeço a juan papali por contribuir de alguma forma para o desenvolvimento da nossa vila ( sim porque isto é desenvolvimento).
A respeito das comemorações sou da mesma opinião de um dos comentadores, tal evento serviu única e exclusivamente para campanha, mas como ele o diz "cada um puxa a brasa a sua sardinha". Já a respeito do lar de idosos ou melhor o monstro edificado no centro da vila, na minha opinião foi a pior escolha que puderam fazer, para alem de estragar a estética local, não me parece de forma alguma que este seja o melhor local para proporcionar um resto de vida saudável , em harmonia e alegria aos nossos idosos e até mesmo a nós! Contudo agora resta nos mostrar o nosso desagrado, pois o que está feito, está feito ( eu é que quando chegar a minha vez de ingressar num lar de idosos não vai ser com certeza no da minha vila).
Ah, gostava também de postar o meu desagrado em relação ao dito artigo de 5ª categoria (na minha opinião) pois este senhor não conseguiu mas nada além da magoa de muitos dos torcatenses . ( quando se escreve algo, este deve ter conteúdo fundamentado e com lógica, principalmente referindo se a uma vila tão importante e valiosa ( pelo menos para os torcatenses )
cumprimentos
anónimo a 7 de Agosto de 2009 às 17:36
informações confidenciais
procurar cenas
 
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
18
19
20
21
22
24
26
27
28
29
30
31
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
18
19
20
21
22
24
26
27
28
29
30
31
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
parvoíces mais comentadas
122 torcatenses já mandaram bitaites
98 torcatenses já mandaram bitaites
72 torcatenses já mandaram bitaites
60 torcatenses já mandaram bitaites
43 torcatenses já mandaram bitaites
38 torcatenses já mandaram bitaites
36 torcatenses já mandaram bitaites
35 torcatenses já mandaram bitaites
27 torcatenses já mandaram bitaites
26 torcatenses já mandaram bitaites
SAPO Blogs