A auscultar desde dois mil e tal.

 

 

Como quem não quer a coisa, transmito que a Junta já escolheu a personagem a homenagear.

Para já só consigo dar um adjectivo: surprendente.

 

Eis a nota de imprensa da Junta de Freguesia:

 

"S.Torcato assinala a passagem de mais um aniversário da sua elevação a Vila.

 

No próximo dia 21 a Vila de S.Torcato comemora o 15º aniversário da sua elevação ao estatuto de Vila. A Junta de Freguesia preparou um programa que tem como principal objectivo relevar a importância histórica desta data e o seu contributo para o desenvolvimento do seu território.


O programa tem iniciativas previstas para 3 dias, tendo o seu momento alto no dia 21 com a habitual Sessão Solene, pelas 21.15h na Capela da Fonte do Santo. Nesta oportunidade, para além dos discursos oficiais, haverá lugar à entrega dos Prémios de Mérito Escolar Armando Gabriel aos melhores alunos do 4º ano da Escola EB1 do Mosteiro, bem como se procederá à entrega da Medalha da Vila. António Magalhães, Presidente da Câmara Municipal, é a personalidade escolhida para ser homenageada em 2010.

No Domingo anterior, dia 20, será organizada uma caminhada pelo percurso pedestre da Vila, com ponto de encontro pelas 8.30h junto aos Coretos.

No dia 28, realiza-se um passeio para os idosos e reformados da Vila."

bitaite mandado por juanpapali às 18:32 | link do post
Uma atribuição (da Medalha da Vila) que me causou bastante...surpresa! Sinceramente, não estava à espera que o "contemplado" fosse o António Magalhães, mas, embora não concorde, respeito a decisão da Junta. O que eu gostaria era que as razões desta escolha fossem bem explicadas (julgo que na cerimónia de entrega isso será feito) porque, nós que estamos por fora das coisas muitas vezes não nos apercebemos muito bem da causa de elas (coisas) acontecerem de determinada maneira.
Depois de tantos anos que o presidente da câmara esteve de "costas voltadas" para S.Torcato, ao primeiro "sorriso" que tem para connosco...toma lá a medalha!
Bom, a não ser que seja pelo que fez e, também, pelo que virá a fazer futuramente em S.Torcato, como por exemplo arranjar a estrada do Mosteiro à Cahada.

Quero que fique claro que, esta é a minha opinião e nada mais e que embora não concorde a respeito sem problema algum, porque falar e dar opiniões é muito fácil, mas, fazer ou decidir...é que é difícil! Se calhar se o escolhido fosse outro eu estaria aqui a dizer que...não concordava! Por isso...

Saudações para todos                    
JMN a 14 de Junho de 2010 às 22:56
Acho mal...  muito mal aliás!!!   O que ele fez por S.Torcato? para já nada.. será isto uma forma de "escova"?...Lastimável é a palavra que se aplica!  Mal entregue!
anónimo a 15 de Junho de 2010 às 00:11

Não vou tecer muitos comentários acerca da atribuição da medalha da vila a António Magalhães, por ainda não saber as razões de tal atribuição. Só posso dizer que desta não estava à espera, porque normalmente pensamos em instituições ou personalidades torcatenses quando se pensa numa distinção deste género.


Falando do surgimento  e dos moldes da atribuição da medalha de mérito social, sinceramente acho esta devia de ser entregue, por exemplo, de forma bienal ou trienal (ou até mais), uma vez que na minha opinião uma distinção pública deve ser por motivo de destaque e reconhecimento público em relação aos restantes, dando-se assim muito mais valor ao prémio. Nestes moldes, corre-se o risco de, por exemplo, praticamente todas as instituições torcatenses serem homenageadas, não havendo distinção entre elas.
No que diz respeito a atribuições individuais, o raciocínio é o mesmo, daí a razão de eu achar mais justo aumentar o espaço de tempo de tempo de tal condecoração.
O prémio seria assim muito mais valorizado, não dando a ideia que "qualquer um" o pode receber.



De forma a gerar um maior consenso, uma vez que o povo é soberano, porque não fazer esta atribuição nos moldes da eleição promovida pela rtp "Os Grandes Portugueses" é claro com outra dimensão. Em assembleia de freguesia nomeavam-se, por exemplo, 5 entidades/personalidades, e à posteriori num modo de votação a pensar (voto na junta? sms? email?) os torcatenses elegiam o seu "Grande Torcatense". Simples, justo e sem polémica.
Fica a ideia para reflexão presente e possível aplicação futura.


Até breve,
JP


Boas,

Quem já merecia a  medalha de mérito, era a IST (Irmandade de S. Torcato). Não é preciso pensar muito nos projectos que desenvolveram, ora vejamos:
-Lar de idosos
-Creche/Infantário; entre outros.
Outro é o facto  de promover turismo. Por exemplo no último fim de semana vieram 32 autocarros de Vila Pouca de Aguiar visitar S Torcato, sendo que na semana anterior esteve a TVI a transmitir a missa, por coincidência ou não...

Abraço

a missa deu na tvi, e axa que foi a irmandade responsavel por isso? axo que está bem enganado...
Acho que qualquer que fosse a escolha seria discutivel, pois nunca agradamos a todos e ainda bem. Se António Magalhães foi sempre eleito com maiorias esmagadoras pelos Torcatenses e agora está de saída, parece-me que fica bem este reconhecimento à Junta de Freguesia. Aliás, a única coisa que estranho é ser uma junta do PSD, pois é preciso ter uns big bolls dos grandes.
Esta postura só é possível porque o nosso Presidente joga realmente noutro patamar de intervenção política. Se atribuisse ao Sr. Armando haviam uns quantos que diriam cobras e lagartos, se atribuisse ao Berto Vaidoso, meu deus que a corredoura ia ser independente, se atribuisse ao Fernandes era por ser tio do Presidente... É por isso que o único sistema onde tudo é consensual (nem que seja à força) é a ditadura o que felizmente não impera em S.Torcato.
Adieus
Mosca
mosca a 16 de Junho de 2010 às 16:15
Para mim, os votos dos torcatenses no Magalhães já são uma homenagem ao trabalho dele. Chega e sobra.Mas que decisão mais precipitada da junta, surprendeu-me pela negativa. A ideia de atribuição da medalha por votação, dada pelo papali parece-me coerente e inovadora.
Raid anti-moscas a 16 de Junho de 2010 às 17:39
Boa noite.
Sobre esta nomeação tenho a dizer o seguinte: A sorte da junta de freguesia é que a maioria dos torcatenses não acompanha nem dá valor a esta condecoração, com muita pena minha. Este tipo de prémios deveria de ter outra  projecção e alguém com mais ponderação para atribuir tal distinção. A junta de freguesia precipitou-se nesta nomeação, tal como já tinha feito com o Sr. Reinaldo. Para não falar que as restantes condecorações foram feitas para comemorar aniversários: do Torcatense e do rancho da Corredoura. E na minha opinião nunca deveriam ser condecoradas associações, mas sim pessoas. Porque detrás de uma entidade há sempre activistas e esses sim deveriam de ser destacados. De uma maneira muito suave digo que com este acto a junta desiludiu-me muto, dando uma ideia claro de graxa ao Presidente da Câmara, depois de esta ter fechado a torneira às freguesia por causa da CEC2012.
Acho que a ideia do Juan Papali quanto à construção de uma espécie de concurso em que os torcatenses votam é excelente. Espero que a junta esteja atenta a este tipo de ideias que bem precisa.


Cumprimentos,
Mónica
Mónica a 16 de Junho de 2010 às 21:45

Mérito ao Magalhães?!pk?a estrada k liga Guimarães a S.Torcato tá uma lástima...era bom k kando o sr. Presidente se dirigisse no seu carrito até à nossa vila,caísse a um(dos inúmeros)buracos!homenagear,dar valor é a gente pobre e húmilde,cm o chefe Armando,esse sim,contribui directamente para a cultura torcatense.Mérito era todo para ele,ñ para o presidente,k ñ faz mais k a sua obrigação enkanto desempenha a sua função...é pena k ñ vejam realmente os pekenos,mas grandes homens cá da terra.boa noite.
Maria a 16 de Junho de 2010 às 22:16
Ó Mónica,
Seria de estranhar era se estivesses de acordo... Mas, na tua linha de pensamento a ideia até não é má. Se achas que a câmara fechou a torneira dos apoios por causa da CEC 2012 e desta forma a junta vai conseguir o que pretende, quem deve ter a próxima medalha é o presidente da junta pois foi inteligente. Realmente há dois pontos de vista, ele pensa primeiro na freguesia e tu pensas primeiro no que pensas. Eu já tive a oportunidade de lhe perguntar os motivos e ele disse que os apresentará no dia. Se fores lá no dia 21 como eu ficarás mais esclarecida.
Já agora li num jornal local que a obra da estrada (com passeios e tudo, que pinta) já está a concurso, é uma boa notícia num ano de seca.
Bom fim-de-semana
Mosca

nota: no 10 de junho o presidente da república medalhou mais de 30 Portugueses, nos próximos 10 de junho e nos últimos 30, outros tantos serão ou foram medalhados. Será tão descabido o critério da Junta? O problema é sempre o mesmo. Se não se faz aqui del rei se se faz está mal. Terra madrasta esta.
mosca a 18 de Junho de 2010 às 17:48
Oh mosca. Criticar é sinal de vida! É sinal que a terra não está parada. Agora,  a junta deve fazer as coisas para a torneira abrir, agora é preciso parar para pensar. Politiquices baratas, não por favor. Falta de subtiliza a potes! Tanto na nomeação, como no comentário escrito. Nem dá para ver de onde vem, nem nada.
Querem ver que a junta é quase a presidencia da republica e nem dei por ela.
Aceitem as criticas, não amuem. Assim não vão crescer. Sei que aí no fundo, a junta já se arrependeu. 
A falta de subtiliza e ponderação cansa!!!
Monica a 18 de Junho de 2010 às 23:25

Bom, não há como aparecer um tema polémico para que o blog ganhe energia, porque com assuntos de "cá-cará-cácá" o pessoal não se motiva! Tenho acompanhado os comentários que por aqui vão aparecendo e, embora respeite os que vão dizendo que concordam com esta nomeação, sinceramente eu continuo com a convicção que...foi uma escolha mal feita!


 Então, ainda não vai há muito tempo, dizia-se que a Câmara (leia-se, presidente) era esta era aquela, que estava de costas voltada para S.Torcato, que não investia cá na terra e mesmo assim é atribuída a medalha da Vila ao seu presidente!? Muita coisa mudou em tão pouco tempo!


 


 Eu sou de opinião, como alguém já referiu neste blog, que a medalha não devia ser atribuída todos os anos (se calhar, no último ano de cada mandato) porque senão passará a ser uma coisa..."corriqueira".


 


 Mais uma vez quero que fique claro que esta é só a minha opinião e nada mais que isso e não me causa nenhum transtorno constatar que haja alguém que apoie essa condecoração.


 


 Saudações para todos

JMN a 19 de Junho de 2010 às 13:18
informações confidenciais
procurar cenas
 
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
29
30
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
29
30
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
parvoíces mais comentadas
122 torcatenses já mandaram bitaites
98 torcatenses já mandaram bitaites
72 torcatenses já mandaram bitaites
60 torcatenses já mandaram bitaites
43 torcatenses já mandaram bitaites
38 torcatenses já mandaram bitaites
36 torcatenses já mandaram bitaites
35 torcatenses já mandaram bitaites
27 torcatenses já mandaram bitaites
26 torcatenses já mandaram bitaites
SAPO Blogs