A auscultar desde dois mil e tal.

Olá a todos especialmente a ti.

 

Aceitando o repto lançado pelo JMN, parece-me uma boa ideia falarmos um pouco das associações/instituições que cá temos, que não são poucas, comparando com as outras freguesias.

Tocando neste assunto, não posso ficar calado. O associativismo diz-me muito. Se não fosse ele talvez este blog não existisse. Bom, toco nisso mais à frente.

Agora talvez seja melhor enumerar as associações torcatenses existentes:

 

- União Torcatense: Um clube de futebol marca sempre uma terra. É o desporto de eleição dos portugueses e em S.Torcato essa paixão não foge à regra. Um clube com alguma história que é um estandarte da vila. Sinceramente nos últimos anos não tenho acompanhado o União, mas com altos e baixos, lá vai levando o nome de S.Torcato além fronteiras. Aprecio a continuidade das camadas jovens e a inclusão de jogadores da terra na equipa sénior.

 

- ADCL: A maior parte dos torcatenses não faz ideia do que esta associação tem e o "poder" que tem no concelho. Para muitos é a Feira da Terra e pouco mais, mas o trabalho que a ADCL tem feito no campo social (apoio, formação, etc.) é algo fenomenal. São vários os profissionais inseridos em diferentes departamentos (educação e formação; infância e juventude; animação sócio-cultural; intervenção comunitária). Como disse, sei que a maioria dos torcatenses não tem noção do que a ADCL proporciona: será má divulgação da entidade ou as pessoas é que são mal informadas? Um  bom tema para discussão. Para mais informações sobre a ADCL podem consultar o respectivo site aqui

 

- Escuteiros: São uma tradição na maioria das freguesias portuguesas. Pelo que sei, o grupo de escuteiros de S.Torcato possui uma fanfarra, um grupo coral (?) e...sinceramente não estou muito por dentro. Penso não terem muitos problemas em termos de participação dos torcatenses. Mas com certeza muitos dos visitantes deste blog, sabem muito mais que eu e até podem ser membros da respectiva associação. A ideia é que nos completemos com as ideias e informações que cada um dará.

 

- Amigos da Boavista: Uma associação muito conhecida...na Boavista. Mas penso que foi para isso mesmo que foi criada: para envolver a população daquele bairro. A actividade mais sonante desta associação é a comemoração do S. João. Sei que também fazem mais actividades anuais, caminhadas, excursões, convívios (espero não estar a dizer asneiras). Fora essas actividades esporádicas, a associação através da sua sede, funciona (quase diariamente) como uma espécie de café.  Faz parte, na minha opinião, do bairro com as pessoas mais bairristas de S.Torcato (juntamente com a Corredoura). Mas pergunto eu: esse bairrismo é transparecido na associação? Quero com isto dizer que sendo das zonas mais bairristas, esta associação não deveria ser das mais dinamizadoras da vila, ou com mais actividades? Muitos "boavisteiros" ao longo dos anos vão fazendo parte de outras associações, como o CRCA (sempre teve muita gente da Boavista), e colaboram com outras actividades da vila (mais recentemente actividades da Junta), mas na minha opinião essa participação não é tão relevante no próprio bairro, ou seja, olhando aos dinamizadores habitantes a associação deveria ter outra projecção ao nível de outras da freguesia. Posso estar errado, mas é a ideia que tenho.

 

- Associações na Corredoura: O mesmo pensamento que tive para o lugar da Boavista, tenho-o a redobrar para a zona da Corredoura. Um dos bairros (ou talvez o bairro) com gente mais activa e dinamizadora penso que poderia se fazer representar com mais visibilidade a nível associativo. Não me estou a esquecer do Rancho da Corredoura, mas todos sabemos que é uma associação mais restringida ao nível de tradições, sem liberdade para outro tipo de iniciativas. Com o resurgimento das Marchas da Corredoura organizada por um grupo informal de torcatenses porque não dar o mote para a criação de mais uma associação naquele bairro? Não deve ser difícil.

 

- Comissão Fabriqueira: Desculpem a minha ignorância mas não sei qual as capacidades, objectivos, valências, desta associação. Sei que existe e tem alguma ligação com a igreja mas não sei o que faz. Com certeza muitos leitores sabem e podem explicar.

 

- Rancho de S.Torcato e Corredoura: Peço perdão aos que apreciam a rivalidade entre estes dois grupos mas decidi falar dos mesmos em conjunto. Por um lado para acabar com alguns vestigios de separação que teimam a perdurar e por outro lado pelo facto de serem associações idênticas. Ambas fazem do folclore a sua identidade, bem como dos costumes tradicionais (Festival do Linho e Festa das Colheitas, etc.). Estas associações são simplesmente responsáveis pela divulgação da vila de S.Torcato no estrangeiro (e não só). Sendo associações de tradicões nunca se pode exigir inovação da sua parte (ou será que se pode?). A nível de participação da comunidade parece-me razoável, repito, parece-me.

 

- Associações de Pais EB1 e EB2,3: Em relação a estas associações o meu conhecimento também é pouco. Imagino o que podem proporcionar (essencialmente a aproximação dos pais à escola) mas não quero falar muito do que não sei. Pelo que vejo, pelo menos a associação de pais da EB1 tem um funcionamento já com alguma envergadura, uma vez que possui funcionários e veículos. Quanto à associação da EB2,3 sei que já fez algum trabalho para dotar a escola de melhores condições físicas, bem como, a organização de colóquios e iniciativas com os pais. E mais não sei. 

 

- CRCA: Como à pouco referi o associativismo diz-me muito. Agora digo, graças ao CRCA. Pertenço a esta colectividade desde os 6 anos de idade e sou neste momento um dos directores desta associação com 35 anos de vida. Como na minha opinião me parece ser suspeito analisar o Centro, vou apenas enumerar as actividades que actualmente possui, deixando para vocês a análise da colectividade. Aqui vai: grupo de cavaquinhos "Flores da Primavera", fanfarra, equipa federada de bilhar, jornal da freguesia "Grito Livre", banda pop/rock "Vida Dupla", escola de concertinas, viola, cavaquinhos e trabalho artesanal em madeira. Uma das lutas é fazer renascer o teatro nesta associação. A nível de participação de jovens e crianças é considerada razoavelmente boa. A sede do CRCA tem na maioria dos dias da semana actividades a decorrer: desde ensaios, treinos e jogos da equipa de bilhar e no trabalho de preparação do jornal mensal Grito Livre. O resto deixo para vocês comentarem.

 

E pronto, penso não me estar a faltar mais nenhuma associação.

Tenho uma dúvida: ainda existe o chamado "grupo de jovens"? Eu penso que não, mas não tenho a certeza. Aqui há uns anos tinham um trabalho bastante visível.

 

Será que as associações existentes cumprem o seu papel da melhor maneira? Acham que deveriam existir mais associações ou as existentes dão conta do recado? A comunidade no geral envolve-se nas associações? O que as associações torcatenses devem proporcionar que até ao momento não tem proporcionado? Alguma associação que se destaca, pela positiva ou negativa, mais que as outras? As associações da vila tem os apoios necessários à sua manutenção e evolução?

 

Comentem, sugiram, sejam especialmente activos.

 

Até breve,

JP

 

Nota: Qualquer informação errada sobre estas associações é pura ignorância da minha parte. Escrevi este post sem efectuar qualquer tipo de estudo ou recolha de informações. Foi tudo tirado da minha cabeça pelo que me vai chegando aos ouvidos, sem preparação. Peço desculpa por alguma coisa mal dita, corrija-me quem souber mais que eu.

 

bitaite mandado por juanpapali às 01:11 | link do post
Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

informações confidenciais
procurar cenas
 
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
últimos bitaites
Muito bom. Quero uma destas!! 
Eu acho que apoiava a candidatura do juan papali d...
O JP pode ser um candidato a candidatar-se... apre...
Espero que a freguesia da corredoura e da Cachada ...
Também temos da Corredoura.
e da corredoura nao ha?
sim de facto, hoje em dia qualquer pessoa tem um p...
http://www.noticiasdeguimaraes.com/%e2%80%9ccentro...
Boas... na "onda" das obras... Como conseguem esta...
Depende do que gosta de fazer...
parvoíces mais comentadas
122 torcatenses já mandaram bitaites
98 torcatenses já mandaram bitaites
72 torcatenses já mandaram bitaites
60 torcatenses já mandaram bitaites
43 torcatenses já mandaram bitaites
38 torcatenses já mandaram bitaites
36 torcatenses já mandaram bitaites
35 torcatenses já mandaram bitaites
27 torcatenses já mandaram bitaites
26 torcatenses já mandaram bitaites
subscrever feeds
SAPO Blogs